Biografia de Mark Twain

Mark Twain

Mark Twain (Samuel Langhorne Clemens) nasceu na pequena vila de Florida, no Estado de Missouri, nos Estados Unidos, no dia 30 de novembro de 1835. Em 1839, sua família mudou-se para a cidade portuária de Hannibal, às margens do rio Mississipi. Quando tinha 12 anos ficou órfão de pai e aos 13 anos deixou a escola para se tornar aprendiz de tipógrafo. Herdou do pai o espírito aventureiro.

Em 1850, começou a trabalhar no jornal de seu irmão Orion, como impressor e assistente editorial. Foi então que o jovem descobriu que gostava de escrever. Dois anos depois, deixou sua cidade para trabalhar em uma tipografia na cidade de St. Louis. Em 1856 tornou-se piloto fluvial. Nessa época começou a escrever textos de humor e adotou o pseudônimo de Mark Twain, expressão usada pelos barqueiros que significava “marca segura para se navegar”.

Em 1861, começou a trabalhar como repórter de vários jornais. Em 1865 conquistou o público com o conto “A Célebre Rã Saltadora do Condado de Calaveras”. Em 1867, Twain viajou pela Europa e Oriente Médio, em busca de material para seu primeiro livro “Os Inocentes no Estrangeiro”, publicado em 1869, que caracterizou sua reputação humorística.

Seus livros se destacaram por seu estilo popular e cheio de humor, ou por suas descrições históricas, entre eles, “Aventuras de Tom Sawyer” (1876), “O Príncipe e o Mendigo” (1880), “A Vida no Mississipi” (1883), “As Aventuras de Huckleberry Finn” (1885), “Um Ianque na Corte do Rei Artur” (1889), “Joana D’Arc” (1896).

Seus últimos anos foram marcados por dificuldades financeiras e desgraças pessoais, como o falecimento de sua esposa e de uma de suas filhas. Seu humor deu lugar à amargura e ao pessimismo. Mark Twain faleceu em Redding, Connecticut, Estados Unidos, no dia 21 de abril de 1910.

Acervo: 161 frases e pensamentos de Mark Twain.

Frases e Pensamentos de Mark Twain

O homem não morre quando deixa de viver, mas sim quando deixa de amar.

Mark Twain
3.4 mil compartilhamentos

Nunca se afaste de seus sonhos, pois se eles se forem, você continuará vivendo, mas terá deixado de existir.

Mark Twain
1.9 mil compartilhamentos

Coragem é a resistência ao medo, domínio do medo, e não a ausência do medo.

Mark Twain
1.8 mil compartilhamentos

Algumas pessoas nunca cometem os mesmos erros duas vezes. Descobrem sempre novos erros para cometer.

Mark Twain
2.1 mil compartilhamentos

A gente não se liberta de um hábito atirando-o pela janela: é preciso fazê-lo descer a escada, degrau por degrau.

Mark Twain
1013 compartilhamentos