Biografia de Marie Curie

Marie Curie

Manya Sklodowska, conhecida como Marie Curie, nasceu em Varsóvia, Polônia, no dia 7 de novembro de 1867. Filha de um professor de Física e Matemática e de uma pianista, com 10 anos ficou órfã de mãe. Com 16 anos ganhou uma medalha de ouro ao completar o curso ginasial. Trabalhou como governanta e professora para ajudar nos estudos da irmã mais velha.

Com 23 anos começou a realizar o seu sonho. Matriculou-se na Sorbonne e adotou a forma francesa para seu nome. Durante quatro anos trabalhou e estudou. Vivia em um sótão quase sem ar, e seu orçamento era escasso para as refeições. Graduou-se seguidamente em Física e Matemática, nos anos de 1893 e 1894. Foi a primeira no exame para o mestrado em Física e no ano seguinte em segundo lugar no mestrado em Matemática.

Quando preparava na faculdade sua tese de doutorado, conhece o cientista Pierre Curie, com quem se casa em 1895. Com ele isolou um elemento químico que recebeu o nome de polônio, em homenagem a sua terra. Isolou também outro elemento radioativo (termo criado por ela), o rádio. Em 1903, o casal ganhou o Prêmio Nobel de Física. Ela foi a primeira mulher a receber essa premiação.

Em 1905 Pierre foi eleito para a Academia Francesa, assumindo a cátedra na Sorbonne. Em 1906, é atropelado e morre. Um mês depois Maria assume a cátedra, se tornando a primeira mulher professora na Sorbonne. Em 1911, torna-se a primeira personalidade a receber um segundo Prêmio Nobel, agora por experiências sobre as propriedades químicas das substâncias radioativas. Marie faleceu no dia 4 de julho de 1934, vitimada por uma longa exposição ao rádio.

Acervo: 13 frases e pensamentos de Marie Curie.

Frases e Pensamentos de Marie Curie

Na vida, não existe nada a se temer, apenas a ser compreendido.

Seja menos curioso sobre as pessoas e mais curioso sobre as ideias.

A vida não é fácil para nenhum de nós. Temos que ter persistência e, acima de tudo, confiança em nós mesmos.

Não podemos esperar construir um mundo melhor sem melhorar os indivíduos.

Cada pessoa deve trabalhar para o seu aperfeiçoamento e, ao mesmo tempo, participar da responsabilidade coletiva por toda a humanidade.