Maria Bethânia
Maria Bethânia Viana Teles Veloso nasceu em Santo Amaro da Purificação, na Bahia, em 18 de junho de 1946. Começou a frequentar o meio artístico junto com o irmão Caetano Veloso. Em 1960, mudou-se pra Salvador. Em 1963, participou do show Nós, Por Exemplo, na inauguração do Teatro Vila Velha, ao lado de Caetano, Gal Costa, Gilberto Gil e Tom Zé.
Em 1965, foi para o Rio de Janeiro a fim de se apresentar no show Opinião, atendendo a um convite da cantora Nara Leão. A música Carcará foi seu primeiro sucesso. Logo foi contratada pela gravadora RCA e gravou seu primeiro disco, “Maria Bethânia”. Em 1967, lançou seu segundo disco em parceria com o cantor e compositor Edu Lobo. Em 1976, junto com Caetano, Gal e Gil, formaram a banda hippie Doces Bárbaros e passaram a fazer turnês pelo país.
Em 1993, lançou o disco “As Canções Que Você Fez Pra Mim”, com músicas de Roberto e Erasmo Carlos. Em 2000, realizou grandes encontros musicais com Luciano Pavarotti, em Salvador; com Caetano Veloso, em Lisboa; e com Gilberto Gil, em Salvador. Nesse mesmo ano, completou 35 anos de carreira, que só foram comemorados em 2001, quando lançou, no palco do Canecão, no Rio de Janeiro, o álbum “Maricotinha”, que reuniu grandes nomes da MPB.
Depois de longos anos sem aparecer na TV, participou da homenagem ao cantor Erasmo Carlos, na comemoração dos 50 anos de carreira, no programa "Altas Horas", de Serginho Groisman. Na ocasião, cantou músicas do álbum “As Canções Que Você Fez Pra Mim”. Em 2014, a faixa-título do álbum "Oásis de Bethânia”, lançado em 2012, foi indicada ao Grammy Latino de Melhor Música Brasileira.
Em 2025, Bethânia completou 60 anos de carreira, consagrando-se como um ícone da Música Popular Brasileira (MPB).