Biografia de Marco Aurélio

Marco Aurélio

Marco Aurélio Antonino nasceu em Roma, em abril de 121. Seus pais morreram quando ainda era muito jovem e, dessa forma, Marco Aurélio foi adotado pelo tio, Aurélio Antonino.

Algum tempo depois, seu tio se torna imperador. Durante essa época, Marco Aurélio trabalhou como cônsul por três vezes no governo do Aurélio Antonino. Mas, em 161, Aurélio morreu e Marco Aurélio foi nomeado como seu sucessor, juntamente com Lúcio Vero.

Em 1968, Marco Aurélio e Lúcio Vero estavam em uma expedição ao longo do Danúbio. Os dois tiveram vitórias contra os germânicos, que haviam invadido a Itália. Mas, Lúcio morreu em 169, subitamente. Deixando assim Marco Aurélio como único imperador de Roma.

Em 177, seu filho Cômodo passou a governar junto com o pai. E foi com Cômodo que retornou às batalhas no Danúbio.

Seu governo foi marcado por sangrentas batalhas e graves problemas internos. Porém, Marco Aurélio é citado como um excelente administrador, um homem misericordioso com os inimigos e justo nas suas decisões.

Marco Aurélio também é frequentemente associado à filosofia, por ter se dedicado ao estudo à reflexão e também por ter escrito pensamentos, em grego. Seus pensamentos foram registrados em forma de diário, conhecidos como “Meditações”. Seus escritos são marcados pela filosofia estóica.

O imperador-filósofo morreu em Vindobona (atual Viena), em 181.

Acervo: 67 frases e pensamentos de Marco Aurélio.

Frases e Pensamentos de Marco Aurélio

Nada de desgosto, nem de desânimo; se acabas de fracassar, recomeça.

Marco Aurélio
115 compartilhamentos

O melhor modo de vingar-se de um inimigo, é não se assemelhar a ele.

Marco Aurélio
109 compartilhamentos

A nossa vida é aquilo que os nossos pensamentos fizerem dela.

Marco Aurélio
99 compartilhamentos

Muitas vezes erra não apenas quem faz, mas também quem deixa de fazer alguma coisa.

Marco Aurélio
83 compartilhamentos

Se te ocorrer, de manhã, de acordares com preguiça e indolência, lembra-te deste pensamento: «Levanto-me para retomar a minha obra de homem».

Marco Aurélio
71 compartilhamentos