Biografia de Marcel Proust

Marcel Proust

Valentin Louis Georges Eugène Marcel Proust foi um romancista, ensaísta e critico literário francês. Autor da obra-prima “Em Busca do Tempo Perdido”, publicada em sete volumes.

Marcel Proust nasceu em Paris, França, no dia 10 de julho de 1871. Filho de família rica e culta frequentou os salões aristocráticos onde conheceu artistas e escritores. Foi aluno da Escola Livre de Ciências Políticas. Em 1895 concluiu o bacharelado em Artes na Sorbonne.

Seus primeiros escritos datam de 1892, quando colaborava para a revista Le Bauquet. Em 1895 iniciou a novela “Jeam Santeuil” que deixou incompleta e só foi publicada em 1952. Em 1896 publicou “Os Prazeres e os Dias”, uma reunião de contos e poemas.

Em 1907, após a morte de seus pais, e com a saúde debilitada pela asma, se recolhe e se dedica inteiramente à sua principal obra “Em Busca do Tempo Perdido”, publicada entre 1913 e 1927. A obra é composta por sete volumes: “No Caminho de Swann”, “À Sombra das Raparigas em Flor”, que ganhou o Prêmio Goucourt, em 1919, “O Caminho de Guermantes”, “Sodoma e Gomorra”, “A Prisioneira”, “A Fugitiva” e “O Tempo Redescoberto”, os três últimos foram publicados postumamente. Marcel Proust faleceu em Paris, no dia 18 de novembro de 1922.

Acervo: 95 frases e pensamentos de Marcel Proust.

Frases e Pensamentos de Marcel Proust

A verdadeira viagem de descobrimento não consiste em procurar novas paisagens, e sim em ter novos olhos.

Marcel Proust
3.8 mil compartilhamentos

Para quem ama, não será a ausência a mais certa, a mais eficaz, a mais intensa, a mais indestrutível, a mais fiel das presenças?

Marcel Proust
1.8 mil compartilhamentos

Deixemos as mulheres bonitas aos homens sem imaginação.

Marcel Proust
852 compartilhamentos

Só se ama o que não se possui completamente.

Marcel Proust
368 compartilhamentos

As pessoas querem aprender a nadar e ter um pé no chão ao mesmo tempo.

Marcel Proust
412 compartilhamentos