Biografia de Marcel Mauss

Marcel Mauss

Marcel Mauss (1872-1950) foi um sociólogo e destacado antropólogo francês. Foi discípulo de Émile Durkheim.

Marcel Mauss nasceu em Épinal, na França, no dia 10 de maio de 1872. Formou-se em Filosofia na Universidade de Bordeaux e na Ecole des Hautes Etudes de Paris. Pertenceu a primeira geração de etnólogos franceses, junto com Paul Rivelt, Lévi-Bruhl, Robert Hertz, entre outros, reunidos em volta da revista L’Année Sociologique.

De 1900 a 1902 foi professor suplente da Ecole des Hautes Etudes, onde lecionou História das Religiões Indianas. De 1901 a 1907 foi titular, da mesma escola, da cadeira de História das Religiões dos povos Primitivos. Entre 1923 e 1925 foi o diretor da revista L’Année Sociologique, quando sucedeu seu tio Emile Durkheim. Em 1926, junto com Rivelt e Bruhl, fundou o Instituto de Etnologia da Universidade de Paris, quando assumiu os cargos de secretário-geral e professor, formando os primeiros etnógrafos da antropologia francesa.

Marcel Mauss publicou a maioria de seus artigos na revista L’Année Sociologique, entre eles, “Essai Sur la Nature et la Fonction du Sacrifice” (1903), (col. de Henri Hubert), “De Quelques Formes Primitives de Classification” (1903) (col. de E. Durkheim) e “Essai Sur le Don, Forme Archaique de l’échange” (1924) Em 1930, foi eleito para a cadeira de Sociologia do Collège de France, onde permaneceu até 1939. Faleceu em Paris, França, no dia 10 de fevereiro de 1950.

Acervo: 5 frases e pensamentos de Marcel Mauss.

Frases e Pensamentos de Marcel Mauss

O gato é o único animal que conseguiu domesticar o homem.

Marcel Mauss
21 compartilhamentos

O avarento tem sempre medo de presentes.

Marcel Mauss
Inserida por pensador

Há tudo a observar, e não apenas a comparar.

Marcel Mauss
Inserida por pensador

Eis em quê o homem se distingue antes de tudo dos animais: pela transmissão de suas técnicas e muito provavelmente por sua transmissão oral.

Marcel Mauss
Inserida por pensador

O corpo é primeiro e o mais natural instrumento do homem.

Marcel Mauss
Inserida por pensador