Biografia de Malcolm X

Malcolm X

Malcolm X (1925-1965) foi um dos maiores defensores dos direitos dos negros nas décadas de 50 e 60 nos Estados Unidos.

Malcolm X nasceu em North Omaha, Nebraska, Estados Unidos, no dia 19 de maio de 1925. Filho de um pastor batista e defensor do nacionalismo negro, com seis anos viu seu pai ser morto e sua mãe sofrer de problemas emocionais e ser levada para uma instituição psiquiátrica. Malcolm e seus sete irmãos foram entregues a lares adotivos e a orfanatos.

Em 1946, morando em Boston, foi preso, acusado de roubo e condenado, passando sete anos na prisão. Durante esse período ele se converteu à religião muçulmana e foi nomeado ministro e porta-voz nacional para a Nação Islã (NOI). Nascido Malcolm Little, adotou o X para indicar seu nome tribal. Fundou mesquitas em vários estados e pregava a separação total entre brancos e negros, a desobediência civil e a criação de um Estado autônomo para os negros.

Na década de 60, depois de alguns desentendimentos se desligou da NOI e foi para Meca, para conhecer melhor o Islã. Movido por novas ideias, mudou seu nome para Al Hajj Malik Al-Shabazz e fundou a Organização para a Unidade Afro-Americana, grupo não religioso e não sectário. Compreendeu que o problema dos negros não era apenas a cor e a opção religiosa, estava acima de tudo isso.

Malcolm X passou a defender uma posição conciliatória em relação ao branco, fato que causou descontentamento principalmente entre os muçulmanos. No dia 21 de fevereiro de 1965, quando discursava no Harlem, foi assassinado com 13 tiros, na presença da mulher grávida e de quatro filhas.

Acervo: 43 frases e pensamentos de Malcolm X.

Frases e Pensamentos de Malcolm X

As únicas pessoas que realmente mudaram a história foram os que mudaram o pensamento dos homens a respeito de si mesmos.

Malcolm X
834 compartilhamentos

A mais perigosa criação no mundo, em qualquer sociedade, é um homem sem nada a perder.

Malcolm X
1.1 mil compartilhamentos

É MESMO INCRIVEL... a maneira como nos escravizaram. Até nossa autoestima arrancaram. E muitos que deveriam ser a nós aliados, são implacáveis adversários. Pura desinformação. Maldição! Não! Não! Não olhem assim pra mim. Não sou diferente e te encaro de frente. Sou um cidadão preto exigindo o direito de ser considerado gente. E o argumento que sustento pra manter a fé e partir com todo gás pra cima, vou te dizer qual é: Somos a maioria da população ativa. Sem nós essa terra não teria vida. E não há preço para essa sua dívida. Estamos há anos entrincheirados nos morros. Nas cidades do entorno são inúmeros nossos gritos de socorro... É MESMO INCRÍVEL!

Malcolm X
130 compartilhamentos

Não se pode separar paz de liberdade porque ninguém consegue estar em paz a menos que tenha sua liberdade.

Malcolm X
784 compartilhamentos

O futuro pertence àqueles que se preparam hoje para ele.

Malcolm X
506 compartilhamentos