Biografia de Madeleine Scudéry

Madeleine Scudéry

Madeleine de Scudéry nasceu em La Havre, em 1607. Ficou conhecida também como Mademoiselle de Scudéry e Safo, que era o seu pseudônimo. Madeleine era a irmã mais nova do escritor Georges de Scudéry.

Foi para Paris, juntamente com o irmão e lá se estabeleceu como a primeira mulher literata da França. Abriu seu próprio salão literário, que era frequentado por grandes nomes como Montausier, François de La Rochefoucauld, Madame La Fayette, Sevigné, Conrart, Chapelain.

Madeleine escreveu várias novelas, cheia de personagens clássicos, orientais, heróis e também heroínas. Algumas de suas obras são: “Ibrahim” ou “l’Illustre Bassa”; “Arteméne” ou “le Grand Cyrus”; “Clélie, histoire romaine”; “Almahide” ou “l’esclave reine” e “Matilde d’Aguilar, histoire espagnole”.

Madeleine de Scudéry foi agraciada com o prêmio de eloquência da Academia Francesa. Foi, inclusive, a primeira mulher a obter esse prêmio.

A escritora morreu em 1701, mais de trinta anos depois da morte de seu irmão.

Acervo: 11 frases e pensamentos de Madeleine Scudéry.

Frases e Pensamentos de Madeleine Scudéry

O amor é um não sei quê, que surge de não sei donde e acaba não sei como.

Madeleine Scudéry
1.1 mil compartilhamentos

Por muito boa que seja a cabeça, quase nada pode contra o coração.

Madeleine Scudéry
86 compartilhamentos

Muitas vezes é preciso, para servirmos os amigos, não acreditarmos em tudo o que eles dizem, nem fazer sempre o que eles querem.

Madeleine Scudéry
459 compartilhamentos

As ações são muito mais sinceras do que as palavras.

Madeleine Scudéry
288 compartilhamentos

A desconfiança é a mãe da segurança.

Madeleine Scudéry
345 compartilhamentos