Biografia de Ludovico Ariosto

Ludovico Ariosto

Ludovico Ariosto nasceu em Reggio da Emília, na Itália, no dia 8 de setembro de 1474. Com 10 anos mudou-se para Ferrara, onde seu pai trabalhava como membro do tribunal. Estudou Direito, mas dedicou-se também à poesia. Teve como mestres os grandes escritores do Renascimento.

Ligou-se à corte de Ferrara, onde o Cardeal Hipólito d’Este lhe confiou inúmeras missões diplomáticas. Após ter governado uma província submetida à Casa d’Este e exercido vários outros cargos, recolheu-se à sua casa, para a revisão de seu famoso poema.

Escritor de comédias, sua obra mais importante é o “Orlando Furioso”, iniciada por volta de 1505 e lançada em 1516, escrita ao longo de trinta anos, teve sua revisão final em 1532. A obra tem 46 cantos e cerca de 40 mil versos, rimados. É um grande poema épico, que pode ser lido como um romance de aventuras, tal como a Ilíada e a Odisseia.

Farsa e tragédia, o poema narra a vida de um cavaleiro de Carlos Magno durante a guerra com os sarracenos. Expressa o espírito heroico e naturalista do Renascimento. O livro teve grade sucesso. Ludovico Ariosto faleceu em Ferrara, Itália, no dia 6 de junho de 1533.

Acervo: 15 frases e pensamentos de Ludovico Ariosto.

Frases e Pensamentos de Ludovico Ariosto

Mais do que riqueza, quero paz.

Ludovico Ariosto
51 compartilhamentos

Nada ofende mais a mulher,
do que chamá-la de velha ou feia.

Ludovico Ariosto
35 compartilhamentos

Como é comum que o juízo humano se engane!

Ludovico Ariosto
11 compartilhamentos

Por amor tornou-se furioso e louco,
o homem que tão sábio era estimado antes.

Ludovico Ariosto
10 compartilhamentos

Pois o homem raramente escapa ao seu destino.

Ludovico Ariosto