Biografia de Louis Pasteur

Louis Pasteur

Louis Pasteur nasceu em Dôle, na França, no dia 27 de dezembro de 1822. Passou a infância em Arbois, no centro da região das vinícolas. Matriculado no Colégio Real, completou o curso de Letras em 1940. Incentivado pelo diretor da escola, foi admitido na seção científica da Escola Normal Superior, instituição para formação de professores em Paris. O cargo de professor não era o que realmente pretendia, nessa época, seu interesse era o estudo de Matemática, Física e Química.

Mais dois anos de estudo e Pasteur torna-se doutor em Ciências e passa a trabalhar como assistente do químico Antoine Jerome Balard. Continuou seus estudos ópticos de cristais do ácido tartárico. Seus trabalhos foram apresentados à Academia Francesa de Ciências. Em 1849 foi nomeado professor de Química na Universidade de Estrasburgo. Em 1854 assumiu a reitoria da Faculdade de Ciências de Lille.

Fazendo pesquisas para as indústrias da região que tinham problemas com o processo de fermentação do açúcar da beterraba, que frequentemente se originava ácido lático em vez de álcool, e ao mesmo tempo pesquisando a fermentação do vinho e da cerveja descobriu a ação dos microrganismos e que, impedindo a entrada de micróbio num recipiente não contaminado, este permanecia puro e se conservava por muito tempo. Descobriu também o processo de pasteurização através do aquecimento dos líquidos.

Convencido de que as moléstias infecciosas deviam ser provocadas por micróbios, em 1881 isolou o micróbio de uma doença do gado bovino – o carbúnculo. Com a colaboração de outros bacteriologistas franceses criou a vacina imunizante, recebendo a gratidão dos pecuaristas de toda a França. Em 1885 testou pela primeira vez, em uma criança que havia sido mordida por um cão raivoso, a vacina contra a hidrofobia ou raiva, com total sucesso.

Em 1888 assistiu a inauguração do Instituto Pasteur, inteiramente dedicado ao estudo de doenças infecciosas, que se tornou um dos maiores centro de pesquisas da atualidade. Louis Pasteur faleceu em Marnes-la Coquette, França, no dia 28 de setembro de 1895.

Acervo: 19 frases e pensamentos de Louis Pasteur.

Frases e Pensamentos de Louis Pasteur

Quando vejo uma criança, ela inspira-me dois sentimentos: ternura, pelo que é, e respeito pelo que pode vir a ser.

Louis Pasteur
2.8 mil compartilhamentos

A sorte favorece a mente bem preparada.

Louis Pasteur
301 compartilhamentos

Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima.

Louis Pasteur
2.3 mil compartilhamentos

Nos campos da observação, o acaso favorece apenas as mentes preparadas.

Louis Pasteur
43 compartilhamentos

A grandeza das ações humanas é proporcional à inspiração que as produz. Feliz é aquele que traz dentro de si um Deus, um ideal de beleza a que obedece: ideal de arte, ideal de ciência, ideal de pátria, ideal de virtudes evangélicas. São essas as fontes vivas dos grandes pensamentos e das grandes ações. Todas elas refletem a luz do infinito.

Louis Pasteur
55 compartilhamentos