Biografia de Lenine

Lenine

Lenine nasceu na cidade do Recife, Pernambuco, no dia 2 de fevereiro de 1959. Desde criança demonstrou interesse pela música. Quando jovem, ouvia Tchaikovsky, Dorival Caymmi, Jackson do Pandeiro e diversas bandas de rock. Iniciou o curso de Engenharia Química na Universidade Católica de Pernambuco. Com 20 anos, trancou o curso e mudou-se para o Rio de Janeiro.

Em 1981 participou do festival de MPB. Em 1983 gravou com Lula Queiroga seu primeiro LP, “Baque Solto”. Em 1989 Elba Ramalho gravou “A Roda do Tempo”, de Lenine e Bráulio Tavares. Nessa época começou a ser requisitado para compor trilhas para novelas e seriados. Em 1997 lançou seu primeiro disco solo, “O Dia em que Faremos Contato”, que recebeu dois Prêmios Sharp, nas categorias “Revelação” e “Melhor Canção”, com a música “A Ponte”.

Diversos cantores de sucesso gravaram suas músicas, como Fernanda Abreu, o Rappa, Milton Nascimento, Maria Rita, Maria Betânia, Gilberto Gil, entre outros. Produziu vários discos, entre eles: “Segundo” de Maria Rita, “De Uns Tempos Pra Cá” de Chico César e “Ponto Enredo” de Pedro Luís e a Parede.

Com apresentações em alguns dos maiores festivais de música do mundo e diversos discos lançados, Lenine ganhou os principais prêmios da música. Em 2015, lançou o álbum “Carbono”, que foi indicado ao Grammy Latino, como “Melhor Álbum da Música Popular Brasileira” e a “Melhor Canção Brasileira” com a canção “Simples Assim”. Em 2016, o mesmo álbum foi indicado ao “Prêmio da Música Brasileira”, como “Melhor Álbum” e venceu o Prêmio de “Melhor Cantor”.

Acervo: 34 frases e pensamentos de Lenine.

Frases e Pensamentos de Lenine

Enquanto o tempo acelera
e pede pressa,
eu me recuso, faço hora,
vou na valsa...
a Vida é tão Rara

Não feito, não perfeito, não completo
Não satisfeito nunca, não contente
Não acabado, não definitivo:
Eis aqui um vivo
Eis-me aqui.

Nem todas as poesias que eu li nos últimos dias fizeram referência ao meu amor por você, mas garanto que esse amor se tornou uma linda poesia.

Me traz o seu sossego, atrasa o meu relógio… acalma a minha pressa.

Enquanto todo mundo espera a cura do mal
E a loucura finge que isso tudo é normal
Eu finjo ter paciência
O mundo vai girando cada vez mais veloz
A gente espera do mundo e o mundo espera de nós

Um pouco mais de paciência
Será que é o tempo que lhe falta pra perceber
Será que temos esse tempo pra perder
E quem quer saber
A vida é tão rara