Biografia de Khalil Gibran

Khalil Gibran

Gibran Kahlil Gibran (1883 - 1931) foi um célebre escritor libanês que fez carreira nos EUA escrevendo diversos livros em árabe e em inglês. Também se dedicou ao mundo das artes, expondo suas obras em Boston, NY e Paris.

Khalil Gibran

Khalil Gibran – cujo nome em árabe era Jubran Khalil Jubran, nasceu em janeiro de 1883, no Líbano. Em 1894 foi para os Estados Unidos, juntamente com a mãe, o irmão e duas irmãs. Foi aí que passou a adotar a grafia mais simples de Khalil Gibran.

Escritor e pintor

Gibran retornou ao Líbano quatro anos depois, para completar seus estudos árabes. Lá permaneceu até 1902, quando voltou para os EUA. Nessa época, escreveu poemas e meditações para um jornal árabe publicado em Boston, chamado Al-Muhajer (O Emigrante).

Dedicou-se à pintura e ao desenho, elaborando uma arte mística e abstrata. Publicou, em árabe, o livro “A Música” (1905) e “As Ninfas do Vale” (1906).
Uma exposição com seus primeiros quadros despertou o interesse de Mary Haskell, diretora de uma escola americana, que lhe ofereceu um curso de artes em Paris e, tornou-se sua benfeitora por toda a vida

Em 1908, Khalil Gibran seguiu para Paris e ingressou na Academie Julien. Frequentou museus e exposições. Conheceu Auguste Rodin, que previu um grande futuro para o artista. Em 1910, uma de suas telas foi escolhida para a Exposição de Belas Artes.

Ainda em 1910, Khalil voltou para Boston e logo mudou-se para Nova York, onde reuniu em volta de si diversos escritores libaneses e sírios que formaram uma academia literária, Ar-Rabita Al-Kalamia (A Liga Literária), que publicava duas revistas. Em 1912 radicou-se nos Estados Unidos.

Apesar da dedicação aos livros, Gibran não deixou de lado o desenho e a pintura. Todos os seus livros escritos em inglês foram ilustrados pelo autor e seus quadros foram expostos em Boston e Nova York.

Gibran nunca se casou e levava uma vida modesta, apesar de se tornar milionário com a venda de seus livros e quadros.

O Profeta

A primeira edição de sua grande obra, "O Profeta” foi lançada em Nova Iorque, em 1923. Os temas do livro despertaram o interesse do leitor, como o amor, o casamento, a liberdade, a religião, os filhos, o trabalho, a morte e outros assuntos análogos.

No livro, cada ideia se reveste de uma imagem, se transfigura em parábola, e essas imagens e parábolas, aliadas à melodia das frases envolveram o livro em uma atmosfera de encantamento irresistível.

O Profeta seduz pela filosofia da vida nele contida. Gibran era um sábio e guia espiritual que ambicionava definir um ideal de vida para si mesmo e para todos os homens.

Khalil Gibran faleceu em Nova York, no dia 10 de abril de 1931, após uma crise pulmonar, causada pela tuberculose.

Obras publicadas em árabe:

  • As Almas Rebeldes (1908)
  • As Asas Partidas (1912)
  • Uma Lágrima e um Sorriso (1914)
  • As Procissões (1919)  
  • Temporais (1920).

Obras publicadas em inglês:

  • O Demente (1918)
  • O Precursor (1920)
  • O Profeta” (1923)
  • Areia e Espuma (1927)
  • Jesus, o Filho do Homem (1928)
  • Os Deuses da Terra” (1931)

Acervo: 158 frases e pensamentos de Khalil Gibran.

Frases e Pensamentos de Khalil Gibran

Aquele que nunca viu a tristeza, nunca reconhecerá a alegria.

Khalil Gibran

Nota: Autoria não confirmada.

Aprendi o silêncio com os faladores, a tolerância com os intolerantes, a bondade com os maldosos; e, por estranho que pareça, sou grato a esses professores.

O amigo é a resposta aos teus desejos. Mas não o procures para matar o tempo! Procura-o sempre para as horas vivas. Porque ele deve preencher a tua necessidade, mas não o teu vazio.

Quando o amor vos fizer sinal, segui-o; ainda que os seus caminhos sejam duros e escarpados. E quando as suas asas vos envolverem, entregai-vos; ainda que a espada escondida na sua plumagem vos possa ferir.

Quem não sabe aceitar as pequenas falhas das mulheres não aproveitará suas grandes virtudes.