Biografia de Jonathan Swift

Jonathan Swift

Jonathan Swift nasceu em Dublin, Irlanda, no dia 30 de novembro de 1667. Órfão de pai foi entregue aos cuidados do tio Godwin. Com seis anos começou seus estudos no Kilkenny Grammar School. Entre 1682 e 1686 foi aluno do Trinity College. Em 1688, com a morte de seu tio, transferiu-se para Leicester, passando a morar com sua mãe.

Em 1689 tornou-se secretário do escritor e diplomata Sir William Temple, em Moor Park, Surrey. Em 1691, foi para Oxford e em 1693 concluiu o doutorado em Teologia pela Universidade de Oxford. Em 1695 foi ordenado sacerdote na Igreja da Irlanda, o ramo irlandês da Igreja Anglicana. Nesse mesmo ano volta para Moor Park e retoma o cargo de secretário de Sir Temple.

Em 1696 inicia o que seria sua grande obra “O Conto do Tonel”, uma sátira em prosa onde critica os extremos religiosos do catolicismo e do Calvinismo. Em 1697 escreve “A Batalha dos Livros”, uma sátira em prosa para defender uma obra de Temple que foi muito criticada. Por traz da defesa ironizava os conservadores e os liberais.

Em 1699, com a morte de Temple, passou por dificuldades financeiras. Voltou para a Irlanda como capelão e secretário do Conde de Berkeley. Em 1700 foi nomeado vigário de Laracor. Em 1701 publica seu primeiro panfleto político onde toma partido pelos whigs (liberais), sente-se atraído pelo mundo da política.

Em 1704 consegue apoio de editores e publica “A Batalha dos Livros” e o “Conto de Tonel”. Em 1710 Swift se desentende com os liberais e alia-se aos conservadores. Trabalha como editor do jornal The Examiner Tory. Em 1720 começa a trabalhar em sua obra-prima “As Viagens de Gulliver”, uma sátira que mistura literatura de viagem, aventuras e ficção científica, que foi publicada em 1726 e tornou-se um dos clássicos da literatura infantil.

Em 1729 publica anonimamente “Uma Modesta Proposta” uma sátira que critica a situação social da Irlanda, com a ideia de que os pobres daquele país vendessem seus filhos pequenos para as classes abastadas comerem. Em 1738 mostrando um quadro de demência foi considerado mentalmente incapaz. Jonathan Swift faleceu em Dublin, Irlanda, no dia 19 de outubro de 1745.

Acervo: 30 frases e pensamentos de Jonathan Swift.

Frases e Pensamentos de Jonathan Swift

No homem, o desejo gera o amor. Na mulher, o amor gera o desejo.

Jonathan Swift
citando Fitzharding, em carta de 28 de outubro de 1712 in "The works of Jonathan Swift: containing additional letters, tracts, and poems not hitherto published; with notes, and a life of the author"‎ - Volume 3, Página 61.
...Mais

Um homem nunca deveria ter vergonha de confessar que errou, pois na verdade é como dizer, por outras palavras, que hoje ele é mais sábio do que foi ontem.

Todos desejam viver muito tempo, mas ninguém quer ser velho.

Quando um verdadeiro gênio se mostra ao mundo, reconhece-se logo da seguinte maneira: todos os idiotas se juntam e conspiram contra ele.

Nós temos a religião suficiente para nos odiarmos, mas não a que baste para nos amarmos uns aos outros.