Biografia de John Milton

John Milton

John Milton (1608 - 1674) foi um célebre poeta inglês, representante do classicismo e autor da obra-prima O Paraíso Perdido, um dos mais importantes poemas épicos da literatura Universal.

John Milton nasceu em Londres. no dia 9 de dezembro de 1608. Foi secretário de Oliver Cromwell e defensor da república. Com a ascensão de Carlos II ao trono, foi condenado  à prisão, da qual se livrou por sua saúde frágil.

Ficou cego e recolheu-se à vida privada. Publicou o célebre poema “O Paraíso Perdido” (1667), notável epopeia cristã que recria o conflito entre Lúcifer e Deus.

Apesar de o tema central ser a justificativa da justiça divina, Satã é o personagem dominante, com traços heroicos, modelado nos grandes vilões de Shakespeare, como Iago e Ricardo III.

Entre outras obras, escreveu também “O Paraíso Reconquistado”, uma sequência do primeiro poema, e “Sansão Combatente”, uma tragédia inspirada no modelo grego, e Sansão, o gigante, que tem algo de autorretrato do poeta.

John Milton faleceu esquecido e com problemas financeiros, em Londres, no dia 8 de novembro de 1674.

Acervo: 28 frases e pensamentos de John Milton.

Frases e Pensamentos de John Milton

É melhor reinar no inferno do que servir no céu.

Na música reside um doce poder persuasivo.

O povo não existe por causa do rei, mas o rei existe por causa do povo.

A mente não deve ser modificada pelo tempo e pelo lugar. / A mente é o seu próprio lugar, e dentro de si / Pode fazer um inferno do céu, do céu um inferno.

Toda a maldade é fraqueza.