Biografia de John Kennedy

John Kennedy

John Kennedy nasceu em Brookline, Massachussetts, Estados Unidos, no dia 29 de maio de 1917. Em junho de 1940 formou-se na Universidade de Harvard. Em 1941 alista-se na Marinha dos Estados Unidos. Em 7 de dezembro o Japão ataca a base naval norte-americana de Pearl Harbor. Os Estados Unidos entrou oficialmente na Segunda Guerra Mundial. No dia 12 de agosto de 1943 salvou os tripulantes do barco de patrulha afundado por um destróier japonês.

Em 1946 Kennedy foi eleito deputado. Foi reeleito em 1948 e 1950. Em 1951 conhece Jacqueline Bouvier. Em 1952 foi eleito para o senado, onde participaria das questões externas. Em 12 de setembro casa-se com Jacqueline. Entre 1954 e 1955, passa um longo período em recuperação depois de uma cirurgia na coluna.

Em julho de 1960 foi indicado para presidência dos Estados Unidos pelo Partido Democrata. Em outubro foi eleito presidente, o mais jovem e o primeiro católico eleito presidente em um país de maioria protestante. São imortais as 1 355 palavras do discurso de posse mais notável da história dos Estados Unidos (“Não pergunte o que seu país pode fazer por você – pergunte o que você pode fazer pelo seu país”). Em 1961 cria o “Corpo de Paz”.

Durante os dois anos e dez meses de seu governo, Kennedy fez discursos espetaculares pela liberdade e pela paz, mas acontecimentos políticos dramáticos alternaram explosões de agonia e de euforia, como a invasão fracassada de Cuba, a crise que quase jogou o mundo numa guerra nuclear, o impacto da construção do Muro de Berlim, o lançamento do programa para enviar astronautas à Lua e as conquistas do movimento pela igualdade dos negros.

Em junho de 1963, Kennedy submete o projeto de lei dos direitos civis à aprovação do Congresso. O presidente atinge o auge da popularidade dentro de seu país. Em agosto assina o tratado de limitação dos testes nucleares com a União Soviética. No dia 22 de novembro de 1963 é assassinado em Dallas, no Texas.

Acervo: 17 frases e pensamentos de John Kennedy.

Frases e Pensamentos de John Kennedy

A mudança é a lei da vida. E aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente irão com certeza perder o futuro.

John Kennedy
4 mil compartilhamentos

Quando escrito em chinês a palavra crise compõe-se de dois caracteres: um representa perigo e o outro representa oportunidade.

John Kennedy
469 compartilhamentos

Perdoe seus inimigos, mas não esqueça seus nomes.

John Kennedy
405 compartilhamentos

A humanidade tem de acabar com a guerra antes que a guerra acabe com a humanidade.

John Kennedy
811 compartilhamentos

O conformismo é carcereiro da liberdade e o inimigo do crescimento.

John Kennedy
334 compartilhamentos