Biografia de John Henry Newman

John Henry Newman

John Henry Newman (1801-1890) foi um teólogo inglês, ordenado sacerdote anglicano. Converteu-se à Igreja Católica sendo nomeado cardeal. Em 2010 foi beatificado pelo Papa Bento XVI.

John Henry Newman nasceu em Londres, Inglaterra, no dia 21 de fevereiro de 1801. Estudou em Oxford, graduando-se em 1820. Quatro anos depois foi ordenado sacerdote anglicano. Em 1828 foi nomeado vigário da capela de Santa Maria, em Oxford, onde se tornou líder do movimento religioso de oposição à orientação oficial da Igreja Anglicana. Rapidamente se fez conhecido recebendo o cognome de "Platão de Oxford".

Em 1843, demitiu-se de todas as funções e muda-se para Littlemore. Em 1845 converteu-se à Igreja Católica. Dois anos depois se tornou sacerdote e criou em Birmingham a Congregação do Oratório. Em pregações defendeu a ideia de uma aproximação da Igreja Anglicana com a Igreja Romana. Foi reitor da Universidade Católica de Dublin, entre 1851 e 1858. Em 1870, no I Concílio Vaticano, Newman saiu vencido e ficou em silêncio sendo suspeito de heresia em Roma. Em 1879 foi reabilitado com sua nomeação a Cardeal, pelo papa Leão XIII. Em 2010 foi beatificado pelo Papa Bento XVI.

John Henry Newman deixou volumosa obra, entre elas: “Tract 90” (1841), no qual ele interpreta os 39 artigos anglicanos em sentido romano, “Ensaio Sobre o Desenvolvimento da Doutrina Cristã” (1845), “O Sonho de Gerôncio” (1866), um monólogo dramático em versos sobre a saída da alma do corpo humano, e “Versos Sobre Ocasiões Várias” (1874). Faleceu em Birmingham, Inglaterra, no dia 11 de agosto de 1890.

Acervo: 9 frases e pensamentos de John Henry Newman.

Frases e Pensamentos de John Henry Newman

Dez mil dificuldades não constituem uma dúvida.

John Henry Newman
198 compartilhamentos

"Este é o caminho mais nobre de servir a Deus: fazer o bem sem pensar, sem calcular ou raciocinar, por amor ao bem e ódio ao mal; cautelosamente, com oração e vigilância, mas ao mesmo tempo com generosidade, de modo que se de repente nos perguntassem por que o fazemos, só poderíamos responder 'porque sim' ou 'porque Cristo agiu assim' [...]."

John Henry Newman

Aprofundar-se na História significa cessar de ser um protestante.

John Henry Newman

Procurei ouvir a voz de Deus e subi à torre mais alta, mas Deus declarou: "Vá para baixo novamente - Eu habito no meio do povo".

John Henry Newman
Inserida por pensador

"Disse São Pedro que 'lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo.' (At 10:35). Pode-se, pois, temer a Deus e agir como justo sem ser cristão, porque ser cristão é fazer isso, sim, e muito mais."

John Henry Newman
Inserida por LEandRO_ALissON