Biografia de Joana Angélica

Joana Angélica

A religiosa Joana Angélica de Jesus nasceu em Salvador, Bahia, no dia 12 de dezembro de 1761. Filha de uma abastada família da capital baiana recebeu uma esmerada educação. Em maio de 1782, com 20 anos, entrou para o convento de Nossa Senhora da Conceição da Lapa.

Depois de cumprir o ano obrigatório do noviciado, em 18 de maio de 1783 se tornou “Irmã das Religiosas Reformadas de Nossa Senhora da Conceição”, com o nome de Joana Angélica de Jesus. A madre Joana Angélica exerceu várias funções dentro do convento. Era muito estimada por todos da cidade baiana, por sua dignidade, suas qualidades e seus conhecimentos. As irmãs estavam voltadas porá a oração e pediam a intervenção de Nossa Senhora nas causas da Pátria.

Depois do retorno de D. João VI a Portugal, em abril de 1821, e com a atribuição da regência a D. Pedro, as cortes constitucionais portuguesas exigiram também a partida de D. Pedro com a pretensão de recolonizar o país. As notícias repercutiram como uma declaração de guerra, provocando grande tumulto e manifestações de desagrado.

No dia 31 de janeiro de 1822, uma nova Junta de Portugal foi eleita e no dia 11 de fevereiro chegou da Europa a notícia da nomeação do general lusitano Inácio Luiz Madeira de Mello, para comandante das Armas da Província.

Em um ofício, o General Madeira ordena o ataque às casas particulares e até ao convento das freiras da Lapa. No dia 19 de fevereiro de 1822, os soldados portugueses invadiram o Convento da Lapa e a golpes de machado derrubaram as portas e mataram na porta da clausura a Abadessa Soror Joana Angélica de Jesus.

Acervo: 21 frases e pensamentos de Joana Angélica.

Frases e Pensamentos de Joana Angélica

Eu me machuco toda por dentro, talvez pelo fato de sentir muito, mais eu vou aprender a me resguardar mais para mim, esperar menos das pessoas talvez seja a minha melhor alternativa.

Joana Angélica

Nosso coração só deseja um ninho, um cantinho que seja aconchegante,nosso coração só deseja outro alguém disposto a aceita-lo com todas as falhas e cicatrizes que a vida as vezes deixa.

Joana Angélica
Inserida por JoanaAngelica

Antes de tudo se goste, se ame e saiba do seu valor, antes de tudo entenda que ninguém esta preocupado com o que você sente ou deixa de sentir, não é que eu seja tão fria, somente aprendi que não vale esperar ter amor através dos outros, ninguém precisa ser manuseado por terceiros, se ame primeiro e depois se os outros gostarem de você isso vai ser apenas um detalhe que enfeita a vida.Acima de tudo se ame, não existe nada mais puro.

Joana Angélica
Inserida por JoanaAngelica

Eu tive medo eu tenho medo do que possa vim acontecer amanhã, tenho medo do futuro, de pessoas que chegam me tornam feliz e vão embora sem ao menos da tchau.
Eu tenho medo do que venha a me iludir e me fazer chorar, acontece que mesmo com toda essas coisas reviradas, mesmo não tendo resposta sobre destino ou coisa do tipo, de uma coisa eu nunca tive medo, nunca mesmo tive medo em relação ao amor, sempre observei e sei que para amar tem que se doar , tem que da a cara
a tapa, mesmo me machucando com as partidas rápidas de certas pessoas eu levantei a cabeça, e passei a entender que a vida é assim mesmo, traz pessoas depois leva, mesmo assim não vou medir o amor, tenho que me doar, mesmo sabendo que vou chorar depois, ainda acredito que vou encontrar alguém que não me deixe tão rápido.

Joana Angélica
Inserida por JoanaAngelica

A metodologia é a seguinte, AME quem demostra que te AMA, priorize quem sempre te PRIORIZA, e o resto? é como diz aquela velha frase, ninguém nunca precisou de resto para se tornar feliz =p

Joana Angélica
Inserida por JoanaAngelica