Biografia de Jean Bodin

Jean Bodin

Jean Bodin nasceu em Angers, França, em 1530. Filho de artesão de raízes judaicas, com 16 anos entrou para o Carmelo, mas em 1551 foi dispensado dos votos. Depois de estudar Direito na Universidade de Toulouse, dedicou-se ao Direito Civil como professor, permanecendo em Toulouse até 1561, quando se muda para Paris, como advogado do rei.

Em 1566 publica "Methodus ad Facilem Historiarum Cognitionem". Em 1568 edita "Réponse au paradoxe de Monsieur Malestroict", obra que tinha como subtítulo "A carestia geral e a maneira de evitá-la", na qual trata de matérias de economia política, em particular da moeda e da subida dos preços.

Em 1571, entrou para o serviço do irmão do rei, François, duque de Alençon. Com a morte deste, em 1583, transferiu-se para Laon, como procurador presidial. Em 1576 edita os célebres "Les Six Livres de la République", conquistando fama como escritor político e jurista. Em 1580 escrever "Démonomanie des Sorciers" que pretendia ser um manual para uso dos juízes encarregados do julgamento de casos de bruxaria e feitiçaria.

Jean Bodin influenciou profundamente a Europa, numa época em que os sistemas medievais cediam lugar a Estados centralizados. Definiu o estado soberano e reconheceu três tipos de comunidade: monarquia, aristocracia e democracia.

Apesar de acusado de ateísmo, escapa ao massacre de Saint-Barthélemy, retirando-se para Laon, onde falece em 1596.

Acervo: 3 frases e pensamentos de Jean Bodin.

Frases e Pensamentos de Jean Bodin

“O estudo da história é o
começo da sabedoria
política. ”

Jean Bodin

Toda a riqueza são os homens.

Jean Bodin

"A jurisprudência é a arte de atribuir a cada um o que lhe é devido, para manter a sociedade humana".

Jean Bodin
Inserida por viniciusnunes