Biografia de Jawaharlal Nehru

Jawaharlal Nehru

Jawaharlal Nehru (1889-1964) foi um estadista indiano. Principal negociador da independência da Índia foi primeiro-ministro após a proclamação da independência.

Jawaharlal Nehru, conhecido também como Pandit Nahru, nasceu em Allahabad, Índia, no dia 14 de novembro de 1889. Filho de Motilal Nehru, advogado e pioneiro do nacionalismo na Índia. Em 1905, foi para a Inglaterra, ende estudou em Harrow e em Cambridge. Formado em Direito, voltou à Índia em 1912. Filiou-se ao partido do congresso nacional. Em 1916 conheceu Mahatma Gandhi. A partir de 1919, apesar das divergências relacionadas ao misticismo de Gandhi e o desejo de Nehru de levar a Índia a uma rápida industrialização, começou a aceitar a liderança de Gandhi.

A luta política pela independência do país levou Nehru a inúmeras prisões. Entre 1920 e 1945, passou dez anos preso. Em 1929, foi eleito secretário geral do partido do congresso indiano e, após a morte do pai, em 1931 assumiu a direção do partido. Em 1946, foi nomeado Primeiro-ministro interino e, após a independência assumiu o cargo de Primeiro-Ministro, depois, Ministro das Relações Exteriores e Ministro da Energia Atômica da Índia. Foi obrigado a aceitar a divisão da península entre Índia e Paquistão.

Partidário do neutralismo, sempre se recusou a participação da Índia em qualquer pacto militar e o alinhamento em qualquer bloco político, com exceção ao Commonwealth, que aderiu em 1950. Entre seus escritos destacam-se sua autobiografia e uma obra sobre Gandhi. Ao discursar, Nehru dispensava anotações, preferindo a improvisação, que fascinava as massas. Faleceu em Nova Deli, Índia, no dia 27 de maio de 1964.

Acervo: 2 frases e pensamentos de Jawaharlal Nehru.

Frases e Pensamentos de Jawaharlal Nehru

"Fatos são fatos,
não irão desaparecer por conta de seus desejos".
()

Jawaharlal Nehru
Inserida por amandamada

"A arte de um povo é um reflexo autêntico de sua mentalidade."

Jawaharlal Nehru
Inserida por adilsonjayme