Biografia de Jair Bolsonaro

Jair Bolsonaro

Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, nasceu em Campinas São Paulo, no dia 21 de março de 1955. Iniciou sua carreira militar na Escola Preparatória de Cadetes do Exército de Campinas. Em 1977, formou-se na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, Rio de Janeiro. Cursou a Brigada de Paraquedismo do Rio de Janeiro. Em 1983 formou-se no curso de Educação Física do Exército. Chegou à patente de Capitão.

Em 1988, Jair Bolsonaro foi eleito vereador para a Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Em 1990, foi eleito deputado federal pelo PDC. Durante 30 anos permaneceu na Câmara, foram sete mandatos seguidos no mesmo cargo.

Durante o período que esteve na Câmara, Jair Bolsonaro filiou-se a diversos partidos, foi um dos fundadores do PPR, foi filiado ao PPB, PTB, PFL, PP e PSC. Nesse período, candidatou-se ao cargo de presidente da comissão de Direitos Humanos. Foi mais uma vez indicado para a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara. Em 2006, assumiu a titularidade das comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania, de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.

Em 2018, Bolsonaro filiou-se ao Partido Social Liberal (PSL) e lançou sua candidatura à Presidência da República. Fazendo sua campanha por meio das redes sociais, político de direita, apostou em um discurso conservador dos costumes, da recuperação da economia e do combate à corrução e à violência urbana, mobilizando um grande número de admiradores.

O primeiro turno das eleições foi realizado no dia 7 de outubro, mas a decisão final ficou para o segundo turno com Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT). No dia 28 de outubro, Jair Bolsonaro venceu as eleições com 57.797.073 voto, (55,13% dos votos válidos). Sua vitória interrompeu um ciclo de vitórias do PT que vinha desde 2002.

No seu discurso da vitória, Jair Bolsonaro declarou que seu governo será um defensor da Constituição, da democracia e da liberdade. Bolsonaro se tornou um fenômeno eleitoral ao vencer as eleições, filiado a uma legenda sem grandes alianças, com pouco tempo de TV e rádio e longe das ruas depois do atentado que sofreu no dia 3 de setembro, quando levou uma facada no intestino no momento em que fazia campanha nas ruas de Juiz de Fora, Minas Gerais.

Acervo: 35 frases e pensamentos de Jair Bolsonaro.

Frases e Pensamentos de Jair Bolsonaro

O soldado que vai à guerra e tem medo de morrer é um covarde.

Jair Bolsonaro
194 compartilhamentos

Brasil acima de tudo, Deus acima de todos

Jair Bolsonaro
941 compartilhamentos

Pela memória do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, o pavor de Dilma Rousseff.

Jair Bolsonaro
32 compartilhamentos

Eu sou daltônico, para mim todos tem a mesma cor.

Jair Bolsonaro
52 compartilhamentos

Debaixo daquela farda existe uma vida.

Jair Bolsonaro
21 compartilhamentos