Biografia de Ivan Turgueniev

Ivan Turgueniev

Ivan Turgueniev nasceu em Oriol, na Rússia, no dia 9 de novembro de 1818. Filho de proprietários rurais, com nove anos mudou-se com a família para a cidade de Moscou. Em 1834 ingressou na Universidade de São Petersburgo, onde cursou Filosofia. Com 19 anos publicou sua primeira coletânea de poemas.

Mudou-se para a Alemanha e ingressou na Universidade de Berlim, onde ingressou nos círculos literários franceses fazendo amizade com Gustave Flaubert e Émile Zola. Em 1841 retornou à Rússia e ocupou um cargo no Ministério da Administração.

Em 1856 publicou seu primeiro romance, “Rúdin”, que tem como tema a incompatibilidade entre as ideias ocidentais liberais e a rígida sociedade russa. Em 1862 publicou sua obra, “Pais e Filhos”, que despertou grande polêmica na época. Na obra, o estudante Bazárov despreza qualquer autoridade, é antissocial e se autodenomina um “niilista”. Turgueniev foi acusado de ser responsável por atos criminosos cometidos por radicais influenciados por sua obra.

A polêmica causada pela obra fez Ivan Turgueniev se transferir para a Alemanha. Esteve em Londres e se fixou em Bougival, nas proximidades de Paris, onde veio a falecer no dia 3 de setembro de 1883.

Acervo: 18 frases e pensamentos de Ivan Turgueniev.

Frases e Pensamentos de Ivan Turgueniev

Todos os sentimentos podem conduzir ao amor e à paixão. Todos: o ódio, a compaixão, a indiferença, a veneração, a amizade, o medo e até mesmo o desprezo. Sim, todos os sentimentos... exceto um: a gratidão. A gratidão é uma dívida: todo o homem paga as suas dívidas... mas o amor não é dinheiro.

Ivan Turgueniev
2 mil compartilhamentos

A felicidade é como a saúde: se não sentes a falta dela, significa que ela existe.

Ivan Turgueniev
555 compartilhamentos

Queres ser feliz? Aprende primeiro a sofrer.

Ivan Turgueniev
97 compartilhamentos

Não compartilho da opinião de ninguém. Eu tenho a minha.

Ivan Turgueniev
57 compartilhamentos

Um tão forte perfume de virtude é suspeito.

Ivan Turgueniev
25 compartilhamentos