Biografia de Ivan Lessa

Ivan Lessa

Ivan Lessa nasceu em São Paulo, no dia 9 de maio de 1935. Filho do escritor Origenes Lessa e da jornalista e cronista Elsie Lessa, colaborou com a Folha de São Paulo, o Estado de São Paulo, a revista Veja e a Playboy, mas é lembrado, sobretudo, pelo trabalho no satírico Pasquim, símbolo da resistência democrática à ditadura.

Ivan Lessa foi um dos fundadores e principais colaboradores do jornal “Pasquim”, criado em 1969. Com o cartunista Jaguar, criou o “ratão Sig”, emblema do semanário. Assinava as seções “Gip-Gip-Nheco-Nheco”, “Fotonovelas” e “Os Diários de Londres”, escritos em parceria com seu heterônimo “Edélsio Tavares”.

Seus textos, elegantes até nas agressões, acumulava alusões e citações a cada parágrafo, sem resvalar no pedantismo acadêmico. Criou expressões memoráveis, como “Bananão”, modo como se referia ao Brasil. Desencantado com o Brasil Lessa muda-se pra a Inglaterra, em 1978. Trabalhando para a BBC de Londres escrevia crônicas três vezes por semana.

Ivan Lessa publicou os livros: “Garotos da Fuzarca” (contos, 1986), “Ivan Vê o Mundo” (crônicas, 1999) e “O Luar e a Rainha” (crônicas, 2005). Desde que foi para a Inglaterra, voltou apenas uma vez ao Brasil. Faleceu em Londres, Inglaterra, no dia 8 de junho de 2012.

Acervo: 8 frases e pensamentos de Ivan Lessa.

Frases e Pensamentos de Ivan Lessa

Só se escreve para provocar um inimigo, conquistar uma mulher ou ganhar muito dinheiro.

Ivan Lessa
226 compartilhamentos

Amar é... ser a primeira a reconhecer o corpo dele no Instituto Médico Legal.

Ivan Lessa
26 compartilhamentos

Se você juntar miséria e catolicismo, só pode dar besteira.

Ivan Lessa

Acabou aquela história de escrever palavrão nas paredes dos mictórios públicos. Blogueia-se, ao invés.

Ivan Lessa
Inserida por rvcg

De 15 em 15 anos, o Brasil esquece do que aconteceu nos últimos 15 anos

Ivan Lessa
Inserida por bentojbbass