Biografia de Indira Gandhi

Indira Gandhi

Indira Gandhi nasceu em Allahabad, Índia, no dia 19 de novembro de 1917. Filha de Jawaharlal Nehru, futuro primeiro ministro-indiano. Cresceu num período em que a Índia lutava contra a colonização inglesa, com fortes movimentos nacionalistas. Em 1939 filiou-se ao Partido do Congresso Nacional Indiano, tendo como líderes o seu pai e Mahatma Gandhi. Estudou em colégios na Índia e na Suíça. Cursou Administração Pública e Social no Somerville College em Oxford. Casou-se com o jornalista Feroze Gandhi. Tornou-se ativista do movimento pela independência da Índia. Acusada de ser subversiva, foi presa, passando 13 meses na prisão.

Em 1947, após a independência e a criação da República da União Indiana, Nehru assumiu o cargo de primeiro-ministro. Indira acompanhou o pai em todas as visitas oficiais e foi sua conselheira para os assuntos nacionais. Em 1955 foi eleita para o conselho executivo do Partido do Congresso. Após a morte de Nehru, em 1964, Lal Bahadur Shastri, um de seus principais assessores, se torna primeiro-ministro.

Em 1966, com a morte repentina de Shastri, Indira foi eleita, tornando-se a primeira mulher chefe de governo na Índia. As dificuldades de seu governo foram grandes, apesar do inegável progresso industrial, destacando-se a produção de aço, máquinas, satélites etc. persistiram os problemas entre hindus e muçulmanos. Acusada de corrução, Indira perdeu as eleições de 1977, mas retornou vitoriosamente em 1980.

Os violentos conflitos étnicos e religiosos aumentaram. Em 1984, um dos mais graves conflitos envolveu os muçulmanos sikhs, cujo santuário principal era o Templo Dourado, erguido no Estado do Punjab, que foi invadido por ordem de Indira e seu líder morto. Como vingança, os sikhs, que pretendiam a criação de um estado independente, assassinaram Indira, no dia 31 de outubro de 1984.

Acervo: 13 frases e pensamentos de Indira Gandhi.

Frases e Pensamentos de Indira Gandhi

O amor nunca faz reclamações; dá sempre. O amor tolera; jamais se irrita e nunca exerce vingança.

Indira Gandhi
2.5 mil compartilhamentos

Quando há uma tormenta, os passarinhos escondem-se, as águias, porém, voam mais alto.

Indira Gandhi
531 compartilhamentos

Acredito nos jovens que trazem sempre no rosto um fio de otimismo e alegria, como lamparina dentro do coração e o transmitem aos outros.

Indira Gandhi
122 compartilhamentos

Com o punho fechado não se pode trocar um aperto de mãos.

Indira Gandhi
27 compartilhamentos

Não se pode apertar mãos com os punhos fechados.

Indira Gandhi
19 compartilhamentos