Biografia de Hipócrates

Hipócrates

Hipócrates nasceu na Ilha de Cós, na Grécia, provavelmente no ano de 460 a.C. Os documentos encontradas em antigas bibliotecas narram fantasiosamente episódios de sua infância e de suas viagens. Diziam que ele era descendente de Asclépio, deus grego da medicina, por parte de seu pai e de Hércules por parte de mãe.

De acordo com os documentos, Hipócrates teria inicialmente praticado a medicina em Cós. Tratados os doentes que buscavam as fontes termais do lugar. Que teria viajado pelo mundo grego e estudado na escola de medicina em Cnido.

Por volta de 300 a.C., os textos de medicina ficaram conhecidos como Coleção Hipócrata. A ele são atribuídos: “O Juramento” (texto pronunciado pelos médicos ao se iniciarem na profissão), “Tratados Sobre o Mal Sagrado”, “O Prognóstico”, “A Medicina e os Aforismos”, entre outros.

Hipócrates separou a medicina da filosofia, tirando-a do caminho da especulação, contrariando os médicos feiticeiros que atribuíam todas as doenças a forças divinas e misteriosas. Hipócrates faleceu provavelmente em 377 a.C. e sepultado em Larissa, na Tessália, na Grécia.

Acervo: 17 frases e pensamentos de Hipócrates.

Frases e Pensamentos de Hipócrates

"Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio"

Hipócrates
1.9 mil compartilhamentos

A cura está ligada ao tempo e às vezes também ás circunstâncias.

Hipócrates
136 compartilhamentos

A vida é breve, a ocasião fugaz, a experiência é vacilante e o julgamento é difícil.

Hipócrates
86 compartilhamentos

Há verdadeiramente duas coisas diferentes: saber e crer que se sabe. A ciência consiste em saber; em crer que se sabe reside a ignorância.

Hipócrates
143 compartilhamentos

A arte é longa, a vida é breve.

Hipócrates
87 compartilhamentos