Biografia de Heródoto

Heródoto

Heródoto de Halicarnasso, considerado por Cícero como o pai da história, nasceu na Grécia por volta de 484-5 a.C e morreu em 420 a.C. Narrou a invasão Grega pelos Persas e foi o primeiro a considerar o estudo do passado como um problema filosófico.

Embora bastante criticada por alguns, as Histórias de Heródoto contribuíram também para a Antropologia e para a Geografia, segundo seus estudiosos mais entusiastas.

Seus escritos foram divididos em nove livros por pesquisadores alexandrinos, relatando desde o primeiro conquistador persa a várias mudanças de governo até à retomada do poder pelos Gregos.

Durante sua vida, Heródoto viajou pelo Egito, Babilônia, Itália e Sicília e certamente teria passado em Atenas e Esparta.

Consta que recitava suas histórias em público, fez também roteiros dos eventos esportivos e religiosos e até se tornou contador de histórias.

Heródoto faleceu em Túrio, na Magna Grécia, provavelmente em 425 a. C.

Acervo: 21 frases e pensamentos de Heródoto.

Frases e Pensamentos de Heródoto

Em época de paz, os filhos enterram os pais, enquanto em época de guerra são os pais que enterram os filhos.

Heródoto
395 compartilhamentos

É sem dúvida mais fácil enganar uma multidão do que um só homem.

Heródoto
220 compartilhamentos

De todos os infortúnios que afligem a humanidade, o mais amargo é que temos de ter consciência de muito e controle de nada.

Heródoto
75 compartilhamentos

Se um homem quiser ocupar-se incessantemente de coisas sérias e não se abandonar de vez em quando ao divertimento, fica, sem perceber, louco ou idiota.

Heródoto
154 compartilhamentos

Entre as penas humanas, a mais dolorosa é a de prever muitas coisas e não poder fazer nada.

Heródoto
57 compartilhamentos