Biografia de Hans Christian Andersen

Hans Christian Andersen

Hans Christian Andersen (1805-1875) foi um escritor dinamarquês, autor dos contos infantis, “Soldadinho de Chumbo”, “Patinho Feio”, “A Pequena Sereia”, “A Roupa Nova do Rei”, entre outros.

Hans Christian Andersen nasceu em Odense, Dinamarca, no dia 2 de abril de 1805. Ficou órfão de pai com apenas 11 anos. Abandonou os estudos e começou a escrever contos e pequenas peças teatrais. Com 14 anos resolveu seguir para Copenhague em busca de emprego. Conheceu Jonas Collin, o diretor do Teatro Real, onde trabalhou como ator e bailarino.

Duas de suas peças chegaram às mãos do conselheiro de Estado, que lhe ofereceu uma bolsa de estudos. Durante seis anos frequentou a Escola de Slagelse. Estava com 22 anos quando terminou os estudos. Nessa época, escreveu histórias infantis baseadas no folclore dinamarquês e, pela primeira vez os contos foram um sucesso.

Apesar de escrever poesias e romances, seus livros infantis foram os que lhe deram fama e posteriormente foram adaptados para a TV e o cinema. Entre eles destacam-se: Soldadinho de Chumbo, Patinho Feio, A Pequena Sereia, A Roupa Nova do Rei, Os Novos Trajes do Imperador, entre outros.

Hans Christian Andersen faleceu em Copenhague, Dinamarca, no dia 4 de agosto de 1875. Devido sua importância para a literatura infantil, o dia 2 de abril, data de seu nascimento, é comemorado o Dia Internacional do Livro Infanto-juvenil. A medalha Hans Christian Andersen é entregue anualmente aos melhores escritores desse gênero. No Brasil, a primeira escritora a receber a premiação foi Lygia Bojunga.

Acervo: 4 frases e pensamentos de Hans Christian Andersen.

Frases e Pensamentos de Hans Christian Andersen

Apenas viver não é suficiente, disse a borboleta,
É preciso ter sol, liberdade e uma pequena flor.

Hans Christian Andersen
21 compartilhamentos

Mas uma sereia não tem lágrimas, e, portanto, ela sofre muito mais.

Hans Christian Andersen

A vida de cada pessoa é um conto de fadas escrito pelos dedos de Deus.

Hans Christian Andersen
10 compartilhamentos

Quando as palavras fracassam, a música fala.

Hans Christian Andersen
21 compartilhamentos