H. L. Mencken

26 - 50 do total de 50 pensamentos de H. L. Mencken

Agora é legal para uma mulher católica evitar a gravidez recorrendo à matemática, contudo ela está ainda proibida de recorrer à física ou à química.

H. L. Mencken
45 compartilhamentos

Quando um homem e uma mulher se casam, tornam-se um só. A primeira dificuldade é decidir qual deles.

H. L. Mencken
80 compartilhamentos

A velha noção antropomórfica de que todo o universo se centraliza no homem – de que a existência humana é a suprema expressão do processo cósmico – parece galopar alegremente para o balaio das ilusões perdidas. O fato é que a vida do homem, quanto mais estudada à luz da biologia geral, parece cada vez mais vazia de significado. O que, no passado, deu a impressão de ser a principal preocupação e obra-prima dos deuses, a espécie humana começa agora a apresentar o aspecto de um subproduto acidental das maquinações vastas, inescrutáveis e provavelmente sem sentido desses mesmos deuses.

H. L. Mencken

Creio que é melhor dizer a verdade do que mentir, saber do que ignorar, ser livre do que depender.

H. L. Mencken
606 compartilhamentos

No regime democrático, todo partido devota todas as energias para
demonstrar que os demais partidos não têm competência para governar.
E todos eles estão certos.

H. L. Mencken
21 compartilhamentos

Um homem perde o senso de orientação após quatro drinques; uma mulher após quatro beijos.

H. L. Mencken
31 compartilhamentos

Apaixonar-se é ingressar em um estado de anestesia da percepção.

H. L. Mencken
22 compartilhamentos

O amor é o triunfo da imaginação sobre a inteligência.

H. L. Mencken
39 compartilhamentos

Para mim, um homem rezando e outro portando um pé de coelho para lhe dar sorte são igualmente incompreensíveis.

H. L. Mencken

Para todo problema complexo existe sempre uma solução simples, elegante e completamente errada.

H. L. Mencken
236 compartilhamentos

Every normal man must be tempted at times to spit on his hands, hoist the black flag, and begin to slit throats.

H. L. Mencken
Inserida por MarquiseMerteuil

Here the man of creative imagination pays a ghastly price for all his superiorities and immunities. It is the particular penalty of those who pursue strange butterflies into dark forests, and go fishing in enchanted and forbidden streams.

H. L. Mencken
Inserida por usuario260112

Padres e pastores são cambistas esperando por fregueses diante dos portões do Céu.

H. L. Mencken
25 compartilhamentos

O desejo de salvar a humanidade é quase sempre um disfarce para o desejo de controlá-la.

H. L. Mencken
43 compartilhamentos

Os políticos, raramente, se nunca, são eleitos apenas por seus méritos — pelo menos, não em uma democracia. Algumas vezes, sem dúvida, isso acontece, mas apenas por algum tipo de milagre. Eles normalmente são escolhidos por razões bastante distintas, a principal delas sendo simplesmente o poder de impressionar e encantar os intelectualmente destituídos... Será que algum deles iria se arriscar a dizer a verdade, somente a verdade e nada mais que a verdade sobre a real situação do país, tanto em questões internas quanto externas? Algum deles irá se abster de fazer promessas que ele sabe que não poderá cumprir — que nenhum ser humano poderia cumprir? Irá algum deles pronunciar uma palavra, por mais óbvia que seja, que possa alarmar ou alienar a imensa turba de idiotas que se aglomeram ao redor da possibilidade de usufruir uma teta que se torna cada vez mais fina? Resposta: isso pode acontecer nas primeiras semanas do período eleitoral... Mas não após a disputa já ter ganhado atenção nacional e a briga já estiver séria... Eles todos irão prometer para cada homem, mulher e criança no país tudo aquilo que estes quiserem ouvir. Eles todos sairão percorrendo o país à procura de chances de tornar os ricos pobres, de remediar o irremediável, de socorrer o insocorrível, de organizar o inorganizável, de deflogisticar o indeflogisticável. Todos eles irão curar as imperfeições apenas proferindo palavras contra elas, e irão pagar a dívida nacional com dinheiro que ninguém mais precisará ganhar, pois já estaremos vivendo na abundância. Quando um deles disser que dois mais dois são cinco, algum outro irá provar que são seis, sete e meio, dez, vinte, n. Em suma, eles irão se despir de sua aparência sensata, cândida e sincera e passarão a ser simplesmente candidatos a cargos públicos, empenhados apenas em capturar votos. Nessa altura, todos eles já saberão — supondo que até então não sabiam — que, em uma democracia, os votos são conseguidos não ao se falar coisas sensatas, mas sim ao se falar besteiras; e todos eles dedicar-se-ão a essa faina com vigoroso entusiasmo. A maioria deles, antes do alvoroço estar terminado, passará realmente a acreditar em sua própria honestidade. O vencedor será aquele que prometer mais com a menor possibilidade de cumprir o mínimo.

H. L. Mencken
62 compartilhamentos

Democracy is a pathetic belief in the collective wisdom of individual ignorance.

H. L. Mencken
Inserida por juliacorrea

Só há dois tipos de pessoas felizes: as mulheres casadas e os homens solteiros.

H. L. Mencken
18 compartilhamentos

A normal antipatia do homem por seus parentes, principalmente pelos de segundo grau, é explicada pelos psicólogos de várias maneiras torturantes e improváveis. A real explicação me parece muito mais simples: reside no simples fato de que todo homem vê em seus parentes (especialmente em seus primos) uma série de grotescas caricaturas de si próprio.
H. L. Mencken, sobre parentescos

H. L. Mencken

O homem detesta os parentes de sua mulher pela mesma razão de que não gosta de seus próprios, ou seja, porque eles lhe parecem grotescas caricaturas daquela por quem ele tem respeito e afeição, ou seja, sua mulher. De todos eles, a sogra é obviamente a mais repugnante, porque ela não apenas macaqueia sua mulher, mas também porque antecipa o que sua mulher provavelmente se tornará.

H. L. Mencken, sobre contra-parente

H. L. Mencken

Todo homem decente se envergonha do governo sob o qual vive.

H. L. Mencken

A injustiça é relativamente
fácil de aturar; é a justiça que fere

H. L. Mencken
Inserida por FMDR

O que os homens valorizam neste mundo não são direitos, mas sim os privilégios.

H. L. Mencken

O desejo de salvar a humanidade é quase sempre uma falsa desculpa para o desejo de a governar.

H. L. Mencken
Inserida por Rockland

Quanto mais velho fico, mais eu desconfio da doutrina familiar de que a idade traz sabedoria.

H. L. Mencken

Criador — Um comediante cuja audiência tem medo de rir.

H. L. Mencken