Biografia de Guy Maupassant

Guy Maupassant

Henry René Albert Guy de Maupassant nasceu em 1850, em Tourville-sur-Arques (França). Sua infância foi basicamente em Stretat e em Verguiés e, por isso, ficou acostumado a uma vida ao ar livre. Estudou no liceu de Ruão e, além disso, foi colaborador por oito anos dos Ministérios da Marinha e da Instrução Pública.

Em 1870, Maupassant foi para Paris e lá se firmou como contista. Entrou em contato com grandes nomes do realismo e naturalismo da época, como Zola, Flaubert e o russo Turguêniev. Flaubert, seu primo por parte de mãe, foi o influenciador e apoiador de Maupassant.

A obra do escritor é conhecida por retratar situações psicológicas e também por fazer críticas sociais, usando a técnica naturalista.

Foi entre os anos de 1875 e 1885, que Maupassant produziu a maior parte de seus romances e contos. Foram cerca de 300 histórias curtas, que se tornaram internacionalmente conhecidas, como “Bola de Sebo”, “O Colar”, “Uma Aventura Parisiense”, “Mademoiselle Fifi”, “Miss Harriett” e “O Horla”.

Tornou-se, com a grande aceitação de suas obras, um escritor rico e famoso. Além disso, teve uma vida amorosa cheia de casos. Mas o problema com a sífilis o fazia ter pesadelos constantes, atormentando-o por mais de uma década.

Maupassant tentou suicídio em 1892. Em consequência desse ato desesperado, foi internado em um manicômio, onde morreu no ano seguinte, com apenas 43 anos.

Acervo: 6 frases e pensamentos de Guy Maupassant.

Frases e Pensamentos de Guy Maupassant

Amamos as nossas mães quase sem o saber e só nos damos conta da profundidade das raízes desse amor no momento da derradeira separação.

Guy Maupassant
5.8 mil compartilhamentos

O beijo fulmina-nos como o relâmpago, o amor passa como um temporal, depois a vida, novamente, acalma-se como o céu, e tudo volta a ser como dantes. Quem se lembra de uma nuvem?

Guy Maupassant
66 compartilhamentos

Um beijo legítimo nunca vale tanto como um beijo furtado.

Guy Maupassant
76 compartilhamentos

Se a guerra é uma coisa horrível, não seria o patriotismo a ideia-mãe que a nutre?

Guy Maupassant
63 compartilhamentos

Os grandes artistas são aqueles que impõem à humanidade a sua ilusão particular.

Guy Maupassant
26 compartilhamentos