Biografia de Graham Greene

Graham Greene

Graham Greene nasceu em Berkhamster, Inglaterra, no dia 2 de outubro de 1904. Estudou História Contemporânea no Balliol College da Universidade de Oxford. Em 1926 passou a trabalhar como editor nos jornais Oxford Outlook e no The Times. Converteu-se ao catolicismo, o que viria a exercer grande influência em suas obras.

Em 1929 escreveu seu primeiro romance, “The Man Within”, que foi bem aceito pelo público. Resolveu então se dedicar à literatura. A novela “O Expresso Oriente” (1932), foi seu primeiro grande sucesso. Passou a classificar seus romances em “divertidos” - os de suspense e mistérios com um pequeno viés filosófico, e os “sérios”. Publicou “It’s a Battlefield” (1934) e “England Made Me” (1935). Foi contratado como crítico literário no semanário inglês The Spectator.

Ao longo de sua vida viajou por vários países que serviram de inspiração para diversas obras. Em 1938, em viagem ao México para documentar as perseguições religiosas, escreveu “The Lawless Road” (1939) e “O Poder da Glória” (1940), que mais tarde foi condenado pelo Vaticano. No ano seguinte passou a trabalhar para o Departamento de Inteligência inglês, foi mandado para Serra Leoa, na África, que serviu de inspiração para o romance “The Heart of The Matter” (1948). Nesse mesmo ano, escreveu o roteiro para cinema intitulado “O Terceiro Homem”, que foi transformado em livro, em 1950. De suas viagens a Cuba escreveu “Nosso Homem em Havana” (1958).

Além de romances e novelas, Graham Greene escreveu contos, peças teatrais, ensaios e quatro livros autobiográficos. Toda sua obra é permeada por personagens atormentados por crises morais e existenciais, presos em meio ao pecado e numa realidade que desafia a colocação do seu idealismo religioso. Várias de suas obras foram adaptadas para o cinema, entre elas, o “Expresso Oriente”, “Um Americano Tranquilo” e “Nosso Homem em Havana”. Faleceu em Vevey, na Suíça, no dia 3 de abril de 1991.

Acervo: 11 frases e pensamentos de Graham Greene.

Frases e Pensamentos de Graham Greene

Nunca conseguirás convencer um rato de que um gato traz boa sorte.

Graham Greene
174 compartilhamentos

Acreditar que um ser não sofre quando os olhos nada exprimem é erro fácil de cometer.

Graham Greene
70 compartilhamentos

A política, a guerra, o casamento, o crime, o adultério. Tudo o que existe no mundo tem algo a ver com dinheiro.

Graham Greene
48 compartilhamentos

Amar, é ver-se como um outro ser nos vê, é estar apaixonado pela nossa imagem deformada e sublimada.

Graham Greene
42 compartilhamentos

Nunca chegarás a convencer um rato de que um gato traz boa sorte.

Graham Greene