Gleiciele Oliveira
Metamorfose
Uma vez, eu li uma historinha que dizia assim;
Era uma vez, uma florzinha branca muito linda e meiga na beira de uma estrada movimentada, por ali passavam pessoas, carros, animais, vento, chuva, poeira, e muitas vezes lixos deixados por pessoas ou levado pelo vento ou correntezas de água da chuva, porém, essa flor se mantinha firme e florindo a cada tempestade.
Certa vez, uma jovem moça, passou por ela, e se deslumbrou com tamanha beleza a beira de uma estrada, então pensou em leva-la para casa e enfeitar sua janela, mas desistiu e disse para a florzinha, -Se é aqui onde você nasceu e cresceu tão linda, deve ser porque gostou desse lugar. Então a moça se despediu e seguiu seu caminho.
No outro dia passou por ali um senhor religioso, que ao ver a florzinha, elogiou as criações de Deus, -Como Deus é maravilhoso em tudo o que faz! Essa florzinha tão linda aqui sozinha nessa estrada se mantendo com tamanha beleza, em meio ao caos do homem, mesmo assim é protegida pelo criador. O senhor se despediu e seguiu em frente.
No mesmo dia ao cair da tarde, um homem amargurado e descontente com sua própria vida, passou por ali e resmungou, -Que flor estupida! Como escolheu o pior lugar para crescer, em meio a poeira, os carros, estrada feia e suja, não vai sobreviver, sua flor burra, seu lugar não é aqui. Ele chutou a flor e seguiu resmungando.
A florzinha depois de algumas horas se ergueu novamente, e voltou a ficar linda e feliz naquela beira de estrada.
Moral da história, não podemos agradar a todos, mudanças só são necessárias, se for para seu bem e o bem de quem está a sua volta, você não precisa mudar para agradar ninguém. Quem se incomoda com a sua beleza, sua vida, seu jeito de ser, saiba que o problema, não está em você, e sim na pessoa que não enxerga o porque de cada coisa em seu lugar, o motivo de você mudar não deve ser para agradar ninguém, pois quem você deve agradar é a Deus e fazer o bem sempre. Consequentemente, todos a sua volta se beneficiarão da sua alegria, bondade, generosidade, e a felicidade erradia para quem vive com sabedoria, simplicidade e devoção. Sua metamorfose deve vir para sua edificação e não para o orgulho.
Texto: Gleiciele Oliveira.
O Jardim da Prosperidade
Como semear a terra, e colher bons frutos, sem ao menos intender o mínimo que seja para uma boa colheita? Você já se perguntou alguma vez na sua vida como algumas pessoas prosperam e você não? Porque algumas pessoas conseguem ir tão longe, conseguem tudo o que desejam, e você não.
Você deve está pensando; “Eu sou uma pessoa boa, nunca fiz o mal a ninguém, no entanto, as coisas não fluem para mim, a minha vida não anda.” Pois é, você não fez o mal, porém você não pratica o bem.
O que realmente você deveria analisar é: “eu já pratiquei o bem hoje”? O que você fez para semear o bem?
Para seu Jardim florir, semeei, plante, regue com a sua alma, sua bondade interior. Doe mais, vista alguém sem camisa, alimente alguém com fome, se livre de coisas quebradas na sua casa, e consequentemente, você abrirá espaço para coisas novas entrarem em sua casa, seja elas, roupas, utensílios, ou esperança, aquela que você achou que já tinha perdido. Pois é, à esperança sempre será a ponte entre você e a sua prosperidade, nunca perca a esperança, nunca perca sua fé, seja grato e seja generoso, mas não seja tolo, o tolo perde, e não semeia, o tolo afunda em sua própria lama. Seja bom, seja feliz no seu próprio jardim.
Texto: Gleiciele Oliveira
Subindo Degraus
Um certo dia ao chegar no CETRASC¹, prestei atenção nos degraus das escadas, no último lance, de escadas tem palavras em cada degrau, são elas: Caridade, Fraternidade, Humildade, Amor, Benevolência e Fé. Cada uma dessas palavras me fez refletir e pensar muito em cada momento do meu dia. Quando eu uso cada ação que corresponde a essas palavras?
Eu sei, e entendo que a “Caridade” faz parte da minha vida, doar e ver alguém se sentindo melhor com um alimento uma roupa um agasalho, isso me deixa muito feliz, fazer da vida de um ser humano um pouco mais feliz de acordo com o que estiver a meu alcance, isso é muito gratificante.
Na “Fraternidade” ninguém fica de fora, é um sentimento de união e igualdade, a ajuda para um irmão deve vir do coração, e precisamos mesmo ver o próximo como irmãos e ter a consciência que somos todos iguais, e seguir o que Jesus nos ensinou, “amar uns aos outros como eu vos ameis”. Isso é fraternidade, na teoria, tudo é fácil, más na pratica sabemos o quão difícil é ter empatia por certas pessoas que carregam consigo o prazer de fazer o mal.
Exatamente aí que entra a nossa “Humildade” para com essas questões, sabendo que temos o livre arbítrio de escolher não usar nosso Amor, nossa caridade para alguns. Podemos mesmos dá as costas e não sermos humildes? A questão é; precisamos aprender a cada dia, pois a cada dia existe uma nova lição, e ter a Humildade de aprender e pratica-las. Não é fácil, seguir caminhos que nos sacrificam, só nos testa a cada dia.
“Benevolência” disposição para fazer o bem, ajudar o próximo, agir com bondade e generosidade. Uma pessoa benevolente é aquela que tem boa vontade para com os outros, mesmo sem esperar nada em troca. Ser Benevolente, engloba sua caridade sua fraternidade e sua humildade, porem é muito mais difícil você deixar de praticar o bem do que deixar de fazer o mal, existe uma diferença grande, por exemplo: enquanto você prefere não se envolver em uma ação de caridade para simplesmente ficar em casa e assistir tv, você não está praticando o mal, no entanto, está deixando de praticar o Bem. Então nenhuma ação de benevolência fará parte da sua vida. Não praticar o mal não significa que você pratica o bem. Não significa que você é uma boa pessoa.
“Fé”, Quão grande é a sua fé? Do tamanho de um grão de mostarda? Já seria suficiente para mover uma montanha, pois a fé que existe não importa seu tamanho, é mais poderosa do que a falta dela, jamais perca a sua Fé, mesmo em tormentas, isso é o que edifica nossa existência.
Subir aqueles degraus, para mim foi muito mais que chegar na sala de cima, foi ter a certeza que não estamos aqui sem um proposito. Cada palavra tem uma mensagem poderosa, precisei enxergar e não apenas ler.
Texto: Gleiciele Oliveira.
¹ Centro Espirita Trabalhadores da Seara de Cristo