Biografia de Giovanni Boccaccio

Giovanni Boccaccio

Giovanni Boccaccio nasceu em Paris, França, no dia 15 de junho de 1313. Passou a infância em Florença, onde seu pai trabalhava na casa bancária Bardi. Com sete anos já escrevia suas primeiras histórias. Em 1327 é mandado para Nápoles para tornar-se comerciante.

Giovanni não gostava da ideia e passava os dias lendo os poetas latinos e escrevendo. Aproximou-se do círculo de artistas que se reuniam na corte do Rei Roberto d’Anjour. Conheceu Petrarca, de quem se tornaria muito amigo. Conheceu também Maria de Aquino, a quem chamava carinhosamente “Fiametta”, nos inúmeros poemas em que conta a história de seu amor e separação.

Depois de doze anos de ausência volta para Florença, trazendo, transformado em poemas, tudo o que viveu em Nápoles. Nessas obras aparece a ruptura radical com a literatura da Idade Média, onde as alegorias são substituídas por uma visão alegre e irônica dos costumes da época.

O “Decameron” (1353) seria a obra máxima de Boccaccio, uma coleção de cem histórias irreverentes e satíricas em que relata os costumes da vida social florentina. Faleceu em Certaldo, Itália, no dia 21 de dezembro de 1375.

Acervo: 1 frases e pensamentos de Giovanni Boccaccio.

Frases e Pensamentos de Giovanni Boccaccio

Os laços de amizade são mais estreitos que os de sangue da família

Giovanni Boccaccio
Inserida por ruthfazzi