Biografia de George Lucas

George Lucas

George Lucas nasceu em um rancho de Modesto, Califórnia, nos Estados Unidos, no dia 14 de maio de 1944. Na adolescência era fanático por corrida de carro e pretendia se profissionalizar como piloto. Mas, logo depois de sua graduação na escola secundária, sofreu um acidente de carro ficando hospitalizado durante vários dias, o que acabou com seu sonho de virar piloto.

Depois de recuperado começou a filmar com uma câmera de 8 mm e se interessou por filmes clássicos do cinema europeu. Ingressou na University of Southern California, onde cursou a escola de cinema. Como estudante, fez seu primeiro filme: “THX-1138:4EB”, que recebeu o Prêmio do National Student Film Festival de 1967-68. Lucas se tornou amigo de Francis Ford Coppola e com ele criou a companhia de cinema “American Zoetrope” em 1969. O primeiro projeto foi uma adaptação do filme de Lucas, que acabou não fazendo sucesso.

Em 1972, Lucas abriu sua própria companhia a “Lucas Film”. Seu primeiro projeto foi “American Graffiti” (1973), que ganhou o Globo de Ouro e recebeu cinco indicações para o “Academy Award”. Entre 1973 e 1974 escreveu um novo projeto “Star Wars” (Guerra nas Estrelas). Em 1975 criou a companhia “Industrial Light and Magic” para produzir os efeitos especiais do filme.

Lançado em 1977, com Harrison Ford no papel do capitão Han Solo, “Star Wars” recebeu sete indicações ao Oscar e ganhou todas elas. Com o grande sucesso do filme, Lucas lançou duas continuações da saga: “Star Wars – The Empire Strickes Back” (1980) e “Star Wars – The Return of The Jedi” (1983), que fizeram sucesso de bilheteria no mundo todo.

Em 1981, George Lucas lançou “Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida”, dirigido por Steven Spielberg, era o começo de uma série de sucesso. Em seguida lançou: “Indiana Jones e o Tempo de Perdição” (1984) e “Indiana Jones e a Última Cruzada” (1989). Em 1992, lançou uma série de Indiana Jones para a TV, que recebeu 11 Prêmios Emmy, o Prêmio Banff, o Prêmio Angel , o Irving G. Thalberg e uma indicação para o Globo de Ouro.

Em 1999, Lucas deu sequência à série Star Wars, com o lançamento de mais três episódios. Em 2008 lançou “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal”. Em 2015 participou como consultor criativo de “Star Wars: O Despertar da Força”, desta vez dirigido por J.J. Abrams.

Acervo: 9 frases e pensamentos de George Lucas.

Frases e Pensamentos de George Lucas

Todo mundo tem talento, é só uma questão de se mover até você descobrir o seu.

George Lucas
Inserida por ursos

Você tem que encontrar algo que você ame o suficiente para ser capaz de aceitar riscos, pular sobre os obstáculos e avançar sobre os muros que serão sempre colocados na sua frente. Se você não tem este tipo de sentimento por aquilo que está fazendo, você parará no primeiro grande obstáculo.

George Lucas
Inserida por sabiotriste

Pensei que Star Wars era muito maluco para o público em geral.

George Lucas
Inserida por pensador

Você simplesmente tem que colocar um pé na frente do outro e continuar.

George Lucas
Inserida por pensador

Trabalhar duro é muito importante. Você não vai chegar a lugar algum sem trabalhar muito duro.

George Lucas
Inserida por pensador