G. K. Chesterton

26 - 50 do total de 178 pensamentos de G. K. Chesterton

A alegria, que era a pequena publicidade do pagão, é o gigantesco segredo do cristão.

O pior pensamento de um ateu é quando ele está grato e não tem ninguém a quem agradecer.

Não liberte o camelo do peso da sua corcova; talvez você o esteja fazendo deixar de ser camelo.

O homem de cada século é salvo por um grupo de homens que se opõem aos seus gostos.

Se verdadeiramente vale a pena fazer uma coisa, vale a pena fazê-la a todo o custo.

Amar significa amar o que é difícil de ser amado, de contrário não seria virtude alguma; perdoar significa perdoar o imperdoável, de contrário não seria virtude alguma; fé significa crer no inacreditável, de contrário não seria virtude alguma. E esperar significa esperar quando já não há esperança, de contrário não seria virtude alguma.

Fé é aquilo capaz de sobreviver a um estado de ânimo.

Esta bela estrutura, a terra, me parece um promontório estéril; este magnífico dossel, o ar, vede este esplêndido firmamento suspenso, este majestoso teto trabalhado com um fogo de ouro, apenas me parece uma repulsiva e pestilenta congregação de vapores… Que obra de arte é um homem, que nobre na razão, que infinito nas faculdades, na expressão e nos movimentos, que determinado e admirável nas ações; que parecido a um anjo de inteligência, que semelhante a um deus! A beleza do mundo; a flor dos animais; e contudo, para mim, que é esta quintessência do pó?

Estranhamente, ouvi esta passagem citada como uma passagem pessimista. Talvez seja a passagem mais otimista em toda a literatura humana. É a expressão absoluta do fato essencial da fé de Hamlet; sua fé de que, embora ele não possa ver que o mundo é bom, ele certamente é bom; sua fé de que, embora não consiga ver o homem como a imagem de Deus, ainda assim é certamente a imagem de Deus. O homem moderno, assim como a concepção moderna sobre Hamlet, acredita apenas em estados de ânimo. Mas o Hamlet real, como a Igreja Católica, acredita na razão. Muitos bons otimistas louvaram o homem quando sentiram que o homem era louvável. Só Hamlet louvou o homem quando sentia vontade de chutá-lo como a um macaco. Muitos poetas, como Shelley e Whitman, foram otimistas quando se sentiram otimistas. Só Shakespeare foi otimista quando se sentiu pessimista. Isto é a definição de uma fé. Fé é aquilo capaz de sobreviver a um estado de ânimo. E Hamlet tem isso do início ao fim. Cedo ele protesta contra uma lei que reconhece: "Oh, não tivesse o Eterno posto a sua lei contra o suicídio!" Antes do fim, declara que de nossa desastrada conduta será feita alguma coisa, "por mais que nós lhe demos a demão de início".

Estamos todos num mesmo barco, em mar tempestuoso, e devemos uns aos outros uma terrível lealdade.

G. K. Chesterton
The G. K. Chesterton Collection (2014).

Um homem viveu, há séculos, no Oriente. E eu não posso olhar para uma ovelha, uma andorinha, um lírio, um campo de trigo, uma vinha, uma montanha, sem pensar nÊle...

O que está errado no mundo(1910)... As aparências estão fora do nosso alcance. Assim, por exemplo, o brilhante espetáculo do casamento: mas o próprio casamento está enfraquecido.

Se Deus não existisse não haveria ateus.

Não apenas estamos no mesmo barco, como todos sentimos enjoo.

Contos de fada não dizem às crianças que dragões existem. Crianças já sabem que dragões existem. Contos de fada dizem às crianças que dragões podem ser mortos.

Nunca levei a sério os meus livros, mas levo muito a sério as minhas opiniões.

Devo o meu sucesso a ouvir respeitosamente os melhores conselhos e depois a fazer o contrário.

O objetivo de um ano novo não é que nós deveríamos ter um ano novo. É que nós deveríamos ter uma alma nova.

G. K. Chesterton
A Chesterton Calendar (1911).

Somente quando de tudo desesperamos é que a esperança começa a ser a verdadeira força.

Para responder ao cético arrogante, não adianta insistir que deixe de duvidar. É melhor estimulá-lo a continuar a duvidar, para duvidar um pouco mais, para duvidar cada dia mais das coisas novas e loucas do universo, até que, enfim, por alguma estranha iluminação, ele venha a duvidar de si próprio.

O verdadeiro soldado luta não porque ele odeia o que está à sua frente, mas porque ele ama o que está atrás de si!

O ideal cristão não foi testado e reprovado. Ele foi considerado difícil e por isso permaneceu sem ser experimentado.

There is the great lesson of "Beauty and the Beast", that a thing must be loved before it is lovable

A room without books is like a body without a soul

Só uma coisa morta segue a correnteza. Tem que se estar vivo para contrariá-la.

Quando se deixa de acreditar em Deus, passa-se a acreditar em qualquer coisa.