Biografia de Frida Kahlo

Frida Kahlo

Frida Kahlo (Magdalena Carmem Frida Kahlo y Calderon) nasceu em Coyoacan, México, no dia 6 de julho de 1907. Levou uma vida tumultuada. Tinha sequelas de uma poliomielite que contraiu aos 6 anos de idade. Com 18 anos sofreu um grave acidente de ônibus, que a deixou um longo período no hospital. Passou a pintar freneticamente, e, com um espelho pendurado na sua frente, pintava a si mesma.

Em 1929, casou-se com o pintor mexicano Diego Rivera. Em 1930, foi levada pelo marido para os Estados Unidos, onde ele trabalhava e tinha exposições. Frida, uma autêntica mexicana, chamava atenção com suas roupas, enfeites, risos e gestos exagerados. Ficou nos Estados Unidos até 1934.

Em 1939, separada do marido, foi para Nova York onde fez sua primeira individual, com sucesso de crítica. Em seguida foi para Paris, onde também expôs. O Museu do Louvre adquire um dos seus autorretratos. Conhece Pablo Picasso, Wassily Kandinsky, Maxa Ernst, entre outros. Entra no mundo da vanguarda surrealista, apesar de negar, pois dizia que não pintava sonhos e sim sua própria realidade. Em 1942 começa a dar aulas de arte em uma escola recém-fundada no México.

Sua pintura recebia influência da arte indígena mexicana. Pintava paisagens mortas e cenas imaginárias. Usava cores fortes e vivas. Abordava temas de sua própria vida, principalmente seu autorretrato.

Frida Kahlo usava um colete de gesso consequência do acidente. Foi operada diversas vezes, mas não parava de pintar. Depressiva, fazia uso do álcool. Faleceu em Coyoacan, de embolia pulmonar, no dia 13 de julho de 1954.

Acervo: 46 frases e pensamentos de Frida Kahlo.

Frases e Pensamentos de Frida Kahlo

Bebia para afogar as mágoas, mas as malditas aprenderam a nadar.

Frida Kahlo
30 mil compartilhamentos

Se eu pudesse lhe dar alguma coisa na vida, eu lhe daria a capacidade de ver a si mesmo através dos meus olhos. Só então você perceberia como é especial para mim.

Frida Kahlo
988 compartilhamentos

Sinto-me mal, e ficarei pior, mas vou aprendendo a estar sozinha e isso já é uma vantagem e um pequeno triunfo.

Frida Kahlo
770 compartilhamentos

Pés, para que os quero, se tenho asas para voar?

Frida Kahlo
673 compartilhamentos

Eu costumava achar que eu era a pessoa mais estranha do mundo, mas aí eu pensei: tem que ter alguém como eu, que se sinta bizarra e imperfeita, da mesma maneira como eu me sinto. E eu imaginava esta pessoa, imaginava que ela também estivesse lá pensando em mim. Bom, espero que se você for essa pessoa e estiver lendo isto, saiba que sim, é verdade, estou aqui! Sou estranha como você.

Frida Kahlo
151 compartilhamentos