Biografia de François Rabelais

François Rabelais

François Rabelais nasceu em Chinon, França, no dia 4 de fevereiro de 1494. Tornou-se franciscano e participou do movimento humanista. Foi um sacerdote de pouca vocação e recebeu permissão para abandonar o hábito. Sua curiosidade intelectual abarca todas as ciências de sua época – teologia, direito, medicina, ciências naturais, política, arte militar e navegação.

François Rebelais tinha total domínio da língua, apoiado por um vocabulário enciclopédico e por um repertório virtuoso. Dominava vários idiomas da época, além do francês e seus dialetos. Tornou-se um autor consagrado por suas obras satíricas sobre gigantes populares, “Gargântua” (1532) e “Pantagruel” (1533). Nessas obras, marcadas pela veia cômica, desfilam obscenidades, piadas, paródia e fantasia. De maneira geral, sua obra opõe-se à tirania, ao dogmatismo e à guerra.

Por ordem dos censores da Universidade de Sorbonne, teve seus livros confiscados, classificados obscenos. Publicou ainda “O Terceiro Livro de Pantagruel” (1546), “O Quarto Livro de Pantagruel” (1552) e “O Quinto Livro de Pantagruel” (1564). Faleceu em Paris, França, no dia 9 de abril de 1553.

Acervo: 26 frases e pensamentos de François Rabelais.

Frases e Pensamentos de François Rabelais

Conheço muitos que não puderam, quando deviam, porque não quiseram quando podiam.

François Rabelais
764 compartilhamentos

O homem vale tanto quanto o valor que dá a si próprio.

François Rabelais
30 compartilhamentos

Vou em busca de um grande talvez.

François Rabelais
51 compartilhamentos

É mais difícil esconder a ignorância do que adquirir conhecimentos.

François Rabelais
288 compartilhamentos

Tudo na vida é difícil, desde que a compreensão e a boa vontade não sejam utilizadas.

François Rabelais
87 compartilhamentos