Biografia de François La Rochefoucauld

François La Rochefoucauld

François La Rochefoucauld (1613-1680) foi um escritor, moralista e memorialista francês, famoso pela publicação de memórias e máximas.

François La Rochefoucauld nasceu em Paris, França, no dia 15 de setembro de 1613. De família aristocrata, após a morte de seu pai, o Príncipe de Marillac recebe o título de Duque de La Rochefoucauld.

Entrou para a carreira militar, participou da Guerra dos Trinta Anos. Envolveu-se em intrigas contra o cardeal Richelieu. Foi preso e passou a viver exilado na Holanda e na Picardia. Entre 1648 e 1652 participou da Fronda – uma rebelião contra o ministério do cardeal Mazarin, no reinado de Luís XIV. Foi ferido gravemente e escapa para Luxemburgo.

Autorizado a regressar a França, retira-se da sua vida de soldado e conspirador e dedica-se à literatura. Frequenta os salões literários e torna-se amigo da Marquesa de Sévigué, da Madame de Sablé e especialmente da Madame de La Fayette.

Apesar de ser bastante produtivo como escritor, La Rochefoucauld publicou apenas dois trabalhos, “Memórias de MDLR” (1624/1632), sua autobiografia e “Máximas e Reflexões Morais” (1665), pontuadas por aforismos filosóficos. Foi um dos maiores escritores de máximas e epigramas, divertimento social que ele transformou em gênero literário, escrevendo textos com bastante pessimismo. Faleceu em Paris, França, no dia 17 de março de 1680.

Acervo: 211 frases e pensamentos de François La Rochefoucauld.

Frases e Pensamentos de François La Rochefoucauld

A distância é como os ventos: apaga as velas e acende as grandes fogueiras.

François La Rochefoucauld
2.6 mil compartilhamentos

Todas as paixões nos levam a cometer erros, mas o amor faz-nos cometer os mais ridículos.

François La Rochefoucauld
1.6 mil compartilhamentos

A ausência apaga as pequenas paixões e fortalece as grandes.

François La Rochefoucauld
4.2 mil compartilhamentos

Há pessoas desagradáveis apesar das suas qualidades e outras encantadoras apesar dos seus defeitos.

François La Rochefoucauld
3.1 mil compartilhamentos

Nos ciúmes existe mais amor-próprio do que verdadeiro amor.

François La Rochefoucauld
4.2 mil compartilhamentos