Biografia de Francis Bacon

Francis Bacon

Francis Bacon (1561-1626) foi um filósofo, escritor e político inglês. Foi considerado o grande precursor do método moderno de pesquisa científica.

Francis Bacon nasceu em Londres, Inglaterra, no dia 22 de janeiro de 1561. Estudou no Trinity College, em Cambridge e mais tarde em Londres. Em 1584 tornou-se membro do Parlamento e favorito da Rainha Elizabeth I. Sob o reinado de Jaime I foi nomeado cavaleiro e confirmado no posto de conselheiro.

Durante 20 anos exerceu atividades de advogado e político conquistando a fama de orador e escritor. Em 1613 foi nomeado procurador-geral. Em 1616 torna-se Lorde Conselheiro, em 1617, Lorde Guardião e em 1618, Lorde Chanceler, quando recebeu o título de Visconde de St. Albans. Nesse cargo foi acusado de suborno e corrução pela Câmara dos Comuns, e condenado ao pagamento de multa e à prisão na Torre de Londres. Embora perdoado pelo rei, jamais pode retornar às atividades públicas.

Algumas de suas obras, especialmente “Ensaios” estão entre as maiores contribuições feitas no pensamento humano desde os tempos dos filósofos gregos. Bacon discute em suas obras, principalmente no “Novum Organum”, a origem das coisas e a natureza da matéria.

Bacon criticou o método escolástico e estabeleceu nova forma de especulação científica e de atividade intelectual. O empirismo científico de Bacon devolveu ao homem o gosto pelo concreto e pela experiência. Francis Bacon faleceu em Londres, Inglaterra, no dia 09 de abril de 1626.

Acervo: 97 frases e pensamentos de Francis Bacon.

Frases e Pensamentos de Francis Bacon

A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas.

Francis Bacon
11 mil compartilhamentos

Não há solidão mais triste do que a do homem sem amizades. A falta de amigos faz com que o mundo pareça um deserto.

Francis Bacon
15 mil compartilhamentos

Um pouco de filosofia leva a mente humana ao ateísmo, mas a profundidade da filosofia leva-a para a religião.

Francis Bacon
901 compartilhamentos

O homem deve criar as oportunidades e não somente encontrá-las.

Francis Bacon
479 compartilhamentos

Gostaria de viver para estudar e não de estudar para viver.

Francis Bacon
422 compartilhamentos