Biografia de Florence Nightingale

Florence Nightingale

Florence Nightingale (1820-1910) foi uma enfermeira inglesa que se destacou por sua atuação nas frentes de campanha durante a Guerra da Crimeia.

Florence Nightingale nasceu em Florença, na Itália, no dia 12 de maio de 1820. Filha de ingleses que residiam temporariamente em Florença. Foi educada no King’s College, em Londres. Estudou na Alemanha, onde frequentou a Escola de Enfermagem Fliedner. Nesse país viveu sua primeira experiência como profissional entre as religiosas protestantes de Kaiserswerth. Após se formar volta para Londres, onde passa a trabalhar como superintendente de um hospital de caridade.

Durante a Guerra da Crimeia, assumiu a chefia do corpo de enfermagem do exército britânico na Turquia. Desenvolveu um importante trabalho na assistência aos feridos de guerra e em toda a infraestrutura hospitalar, reduzindo assim a taxa de mortalidade no hospital militar. Foi chamada de “Dama da lâmpada”, pelo Time de Londres, pois percorria todas as enfermarias durante a noite. Fez estudos estatísticos, mostrando que a alta mortalidade dos soldados era resultado das péssimas condições de saneamento.

Depois da guerra, Florence publicou “Notes on Matters Affecting the Health Efficiency and Hospital Administration of the British Army” (1858). Em 1860, criou a Escola de Enfermagem no Hospital Saint Tmonas, em Londres. Seus trabalhos foram reconhecidos, recebendo, em 1883, da rainha Vitória, a Cruz Vermelha Real e em 1901, se tornou a primeira mulher a receber a Ordem do Mérito. O Dia Internacional de Enfermagem é comemorado no dia de seu aniversário. Florence Nightingale faleceu em Londres, Inglaterra, no dia 13 de agosto de 1910.

Acervo: 13 frases e pensamentos de Florence Nightingale.

Frases e Pensamentos de Florence Nightingale

A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes!

Florence Nightingale
16 mil compartilhamentos

É necessária uma certa dose de estupidez para se fazer um bom soldado.

Florence Nightingale
217 compartilhamentos

Escolhi os plantões, porque sei que o escuro da noite amedronta os enfermos.
Escolhi estar presente na dor porque já estive muito perto do sofrimento.
Escolhi servir ao próximo porque sei que todos nós um dia precisamos de ajuda.
Escolhi o branco porque quero transmitir paz.
Escolhi estudar métodos de trabalho porque os livros são fonte saber.
Escolhi ser Enfermeira porque amo e respeito a vida!

Florence Nightingale
5.5 mil compartilhamentos

Acho que os sentimentos se perdem nas palavras. Todos deveriam ser transformados em ações, em ações que tragam resultados.

Florence Nightingale
223 compartilhamentos

Nenhum homem, nem mesmo um médico, nunca dá qualquer outra definição do que uma enfermeira deve ser do que isto - "Dedicada e obediente". Esta definição faria tão bem para um porteiro. Pode até servir para um cavalo. Mas não para um polícia.

Florence Nightingale