Biografia de Erich Fromm

Erich Fromm

Erich Fromm nasceu em Frankfurt, Alemanha, no dia 23 de março de 1900. Descendente de judeus tinha apenas 14 anos quando eclodiu a Primeira Guerra Mundial. Ingressou na University of Heidelberg, no curso de Direito e depois se transferiu para o curso de Sociologia e em 1922 concluiu seu doutorado. Especializou-se em psicanálise na Universidade de Munique e no Instituto de Psicanálise de Berlim.

Por não ter formação médica atuou como analista leigo. No começo da década de 30 apresentou seus primeiros trabalhos científicos. Foi nomeado diretor do Instituto de Pesquisas Sociais de Frankfurt. Com o nazismo na Alemanha, foi para Genebra e em 1934 mudou-se para os Estados Unidos onde lecionou em diversas universidades e estabeleceu sua clínica de psicoterapia. Em 1940 tornou-se cidadão americano.

Em 1941 publica “O Medo e a Liberdade”, livro que faz uma interpretação sócio-psicanalítica do movimento nazista. Para Fromm a personalidade de uma pessoa era resultado da influência da sociedade e da cultura, o que contrastava com a teoria de Freud, que privilegiava principalmente os aspectos inconscientes do psiquismo.

Influenciado por Carl Marx, chegou a propor uma sociedade ideal. Escreveu “A Sociedade Sã” e “A Arte de Amar”, no qual fez um vigoroso protesto contra as mais diversas formas de totalitarismo, alienação e exclusão social. Faleceu em Muralto, na Suíça, no dia 18 de março de 1980.

Acervo: 40 frases e pensamentos de Erich Fromm.

Frases e Pensamentos de Erich Fromm

O amor imaturo diz: eu te amo porque preciso de ti.
O amor maturo diz: eu preciso de ti porque te amo.

Erich Fromm
A arte de amar (1956).

Somos uma sociedade de pessoas com notória infelicidade: solidão, ansiedade, depressão, destruição, dependência; pessoas que ficam felizes quando matam o tempo que foi tão difícil conquistar.

A maior parte das pessoas vê no problema do amor, em primeiro lugar, o problema de ser amado, e não o problema da própria capacidade de amar.

A ânsia de poder não é originada da força, mas da fraqueza.

A principal missão do homem, na vida, é dar luz a si mesmo e tornar-se aquilo que ele é potencialmente.