Biografia de Epicuro

Epicuro

Epicuro (341–271 a. C.) foi um filósofo grego, o fundador do Epicurismo, filosofia baseada na identificação do bem soberano como prazer e na teoria atomista, na qual o átomo era o elemento formador de todas as coisas.

Epicuro nasceu na ilha de Samus, Grécia, em 341 a. C. Estudou filosofia, foi aluno de Pânfilo, discípulo de Platão, mas discordava de suas ideias, fazia oposição à Academia de Platão e ao Liceu de Aristóteles. Foi enviado para estudar em Téos, onde teve contato com a teoria atomista de Nausífanes de Téos, dissípulo de Demócrito de Abdera.

Buscando uma filosofia mais prática e que correspondesse a seu tempo, reformulou a teoria atomista e fundou sua própria escola, chamada “Jardim”, onde pregava um bom relacionamento entre mestres e discípulos. Para Epicuro, o prazer podia ser visto de duas formas, o passageiro, encontrado na alegria e na felicidade e o estável, que seria a total ausência da dor.

Para Epicuro, a vida é uma tragédia, que não somos filhos de Deus, que vivemos e morremos por acaso, e depois da morte não há vida. Dizia que era dever do homem tornar a vida presente na melhor possível. O filósofo faleceu em Atenas, em 271 a. C.

Acervo: 110 frases e pensamentos de Epicuro.

Frases e Pensamentos de Epicuro

A morte não é nada para nós, pois, quando existimos, não existe a morte, e quando existe a morte, não existimos mais.

Epicuro
4.6 mil compartilhamentos

As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo.

Epicuro
10 mil compartilhamentos

A amizade e a lealdade residem numa identidade de almas raramente encontrada.

Epicuro
4.8 mil compartilhamentos

A justiça é a vingança do homem em sociedade, como a vingança é a justiça do homem em estado selvagem.

Epicuro
1.5 mil compartilhamentos

É estupidez pedir aos deuses aquilo que se pode conseguir sozinho.

Epicuro
1.6 mil compartilhamentos