Biografia de Dorival Caymmi

Dorival Caymmi

Dorival Caymmi (1914-2008) foi um importante cantor e compositor brasileiro, autor dos sucessos, Marina, Samba da Minha Terra e O Que é Que a Baiana Tem?

Dorival Caymmi nasceu em Salvador Bahia, no dia 30 de abril de 1914. Cresceu nas ladeiras da cidade antiga, no samba de roda, na serenata, nos terreiros de santo, na pesca, desenvolvendo grande paixão pelo mar.

Com 24 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde foi tentar a sorte.

Tinha facilidade para o desenho e com a experiência em um jornal de salvador, esperava encontrar trabalho na imprensa. O parente José Pitanga o apresentou ao desenhista Edgar de Almeida, da revista O Cruzeiro e Caymmi consegue um modesto trabalho.

Ainda em 1938, inicia suas apresentações nas rádios do Rio de Janeiro. Tem sua música, “O que é que a baiana tem?, levada para o cinema na voz de Carmem Miranda, no filme “Banana da Terra”.

Dorival Caymmi compôs grandes sucessos, entre eles: “O Mar”, “Você já foi à Bahia?”, “João Valentão”, “Samba de minha terra”, “Marina”, “O vento”, “Maracangalha”, “Oração da Mãe Menininha” e “Modinha para Gabriela”.

Dorival Caymmi faleceu no Rio de Janeiro, no dia 16 de agosto de 2008.

Acervo: 8 frases e pensamentos de Dorival Caymmi.

Frases e Pensamentos de Dorival Caymmi

Gostar de si mesmo, sem egoísmo. Apreciar as pessoas em volta. Cuidar da saúde mental e física. Gostar dos seus horários. Não ficar melancólico, mas guardar na lembrança as melhores coisas da vida. E não abrir mão de ser feliz. A busca da felicidade já justifica a existência.

Dorival Caymmi
222 compartilhamentos

Quem não gosta de samba
bom sujeito não é
É ruim da cabeça
ou doente do pé.

Dorival Caymmi
138 compartilhamentos

É doce morrer no mar
Nas ondas verdes do mar

Dorival Caymmi
21 compartilhamentos

O que eu vou fazer pra ficar em paz, pra não te esquecer nem lembrar de mais...

Dorival Caymmi

Eu guardo em mim, dois corações, um que é do mar um das paixões, um canto doce, um cheiro de temporal, eu guardo em mim um Deus, um louco um santo um bem um mal.

Dorival Caymmi