Biografia de Dorina Nowill

Dorina Nowill

Dorina de Gouvêa Nowill nasceu em 28 de maio de 1919, em São Paulo.

Em 1936, aos 17 anos, teve perda completa da visão por causa de uma doença não diagnosticada. Em 1943, matriculou-se no curso Normal na Escola Caetano de Campos, sendo a primeira aluna cega a frequentar uma escola regular. Na formatura, em 1945, desenvolveu um projeto com as colegas de turma para promover a educação de crianças cegas.

Em 1946, sentindo falta de livros em braile no Brasil, fundou a Fundação para o Livro do Cego no Brasil (FLCB) que, inicialmente, fazia a produção e distribuição gratuita desses livros. Em 1991, a fundação passou a se chamar Fundação Dorina Nowill e promove a inclusão através de outros meios, como educação, preparação para o mercado de trabalho e reabilitação.

Dorina ganhou diversos prêmios e homenagens ao longo da carreira e até após a morte, e sua maior luta sempre foi pela inclusão dos deficientes visuais. Em 2004, o famoso cartunista Mauricio de Sousa criou a Dorinha, a primeira personagem da Turma da Mônica com deficiência visual, em homenagem a Dorina. Em 2016, sua vida foi tema de "Dorina: um olhar para o Mundo", o primeiro documentário brasileiro produzido pela HBO, e por sua neta, Martha Nowill.

Em 1996, se aventurou pelo mundo da escrita e relatou sua jornada na autobiografia "E eu venci mesmo assim".

Dorina faleceu em 29 de agosto de 2010, deixando marido (o advogado carioca Edward Hubert Alexander Nowill, com quem estava casada desde 1950), filhos, netos e bisnetos.

Acervo: 6 frases e pensamentos de Dorina Nowill.

Frases e Pensamentos de Dorina Nowill

Eu fiz tudo, mas queria mesmo dar uma voltinha para ver todas essas coisas bonitas que não pude ver.

Dorina Nowill

A natureza é sábia. O rico potencial do ser humano procura suprir quaisquer perdas. É preciso enfrentá-las em toda a sua realidade. Muito difícil para uns, um pouco menos para outros. Fácil, para ninguém.

Dorina Nowill
Inserida por pensador

Na escada da vida, os degraus são feitos de livros.

Dorina Nowill
Inserida por pensador

Todos têm direitos e deveres. Quem recebe tem de dar. O metro quadrado que você ocupa na vida tem de produzir e render para a sociedade.

Dorina Nowill
Inserida por pensador

Há sempre algo mais além dos males e das deficiências que a vida nos apresenta. Para além da dúvida, existe a fé. Para além do sol, existe o calor e a energia quando a luz apaga. Para além da vida, a eternidade.

Dorina Nowill
Inserida por pensador