Biografia de Djavan

Djavan

Djavan nasceu em Maceió, no estado de Alagoas, no dia 27 de janeiro de 1949. Filho de uma família de poucos recursos, na adolescência, aprendeu sozinho a tocar violão. Nessa época, ganhava a vida como meio-de-campo do CSA. Com 18 anos formou o conjunto Luz e já animava as festinhas em sua cidade. Com 19 anos largou o futebol e passou a se dedicar somente à música.

Com 23 anos decidiu tentar a sorte no Rio de Janeiro. Cantou nas boates Number One (Ipanema) e a 706 (Leblon). Com a ajuda do radialista e conterrâneo Edson Mauro logo foi apresentado ao produtor da gravadora Som Livre e levado para gravar trilhas sonoras de novelas da TV Globo. Descobriu que sabia compor e em três anos compôs mais de 60 músicas. Em 1975 sua música “Fato Consumado” ficou em 2º lugar no Festival Abertura.

Em 1976 lançou seu primeiro disco “A Voz, o Violão, a Música de Djavan” que logo fez sucesso com a música “Flor de Lis”. No ano seguinte assinou com a Odeon e lançou “Djavn” (1978), que fez sucesso com “Álibi” e “Serrado”, o segundo “Alumbrado” (1980), onde se destacou “Meu Bem Querer” e “A Rosa”, e o terceiro “Seduzir” (1981) com “Faltando um Pedaço”. Seu sucesso lhe rendeu o título de Melhor Cantor em 1981 e 1982, pela Associação Paulista de Críticos de Arte.

Com a carreira consolidada, Djavan grava seu 3º disco “Luz” nos Estados Unidos, com participação de Stevie Wonder na faixa “Samurai”. No disco também se destacam as músicas “Sina”, “Pétala” e “Açaí”. Em 1984 lançou “Lilás”, outro grande sucesso. No álbum “Meu Lado” (1986) aparece além de baladas, o xote, o samba e a valsa, mesclados pelo suingue do cantor. Em 1987 grava “Não é Azul, Mas É Mar”, lançado em vários países com o título “Bird of Paradise.

Em 1999 lança seu primeiro álbum gravado fora de estúdio “Djavan ao Vivo”, com 24 faixas de sucesso. Em 2015 recebeu o “Grammy Latino Pelo Conjunto da Obra”. Em 2016, seu mais recente disco “Vidas Pra Contar” (2015) foi indicado ao Grammy Latino de Gravação do Ano e ao Grammy Latino de Melhor Canção em Língua Portuguesa, com a faixa título, e indicado ao Grammy Latino de Álbum do Ano e ao Grammy Latino de Melhor Álbum Cantado.

Acervo: 47 frases e pensamentos de Djavan.

Frases e Pensamentos de Djavan

Um dia frio, um bom lugar pra ler
um livro e o pensamento lá em você.

Djavan
282 compartilhamentos

Teus sinais me confundem da cabeça aos pés, mas por dentro eu te devoro...Teu olhar não me diz exato quem tu és, mesmo assim eu te devoro!!!

Djavan
223 compartilhamentos

Te desejo como ao ar: Mais que tudo!

Djavan
58 compartilhamentos

Nem se eu bebesse todo o mar, encheria o que eu tenho de fundo.

Djavan
65 compartilhamentos

Mesmo por toda riqueza dos sheiks árabes, não te esquecerei um dia, nem um dia, espero com a força do pensamento,recriar a luz que me trará você"

Djavan
104 compartilhamentos