Biografia de Dilma Rousseff

Dilma Rousseff

Dilma Rousseff nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, no dia 14 de dezembro de 1947. Filha do búlgaro Pétar Russév, que no Brasil virou Pedro Rousseff, e da professora Dilma Jane Silva, estudou em escolas de Belo Horizonte.

Acusada de pertencer a um grupo armado terrorista, a VAR-Palmares, em 1970, foi presa e torturada. Cumpriu pena de três anos e foi solta. Em 1977 graduou-se em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Entrou na vida pública do Rio Grande, onde exerceu diversos cargos: foi secretária da Fazenda do Governo Municipal de Porto Alegre, foi presidente da Fundação de Economia e Estatística, foi secretária de Energia, Minas e Comunicações do governo Alceu Colares e secretária de Minas e Energia do governo de Olívio Dutra.

Em 2001, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT), quando esse era presidido por Luís Inácio Lula da Silva. Sem nunca ter se candidatado antes a qualquer cargo eletivo, era quase desconhecida dos brasileiros até ser nomeada ministra das Minas e Energia (2003-2005). Em 2005 foi nomeada ministra da Casa Civil, no lugar de José Dirceu, que estava envolvido no Escândalo do Mensalão.

Indicada por Lula, em 2010, elegeu-se presidente da República do Brasil, tornando-se a primeira mulher eleita para ocupar o mais alto posto da hierarquia política do País. Em 2014, Dilma foi reeleita para o mandato de 2015/2018. Em 2015, em meio às investigações da “Operação Lava-Jato”, realizada pela Polícia Federal, vários integrantes do governo foram presos. O País entrou em uma grave recessão e o povo foi às ruas pedindo a saída da presidente.

No dia 2 de dezembro de 2015, a Câmara dos Deputados aceitou um dos pedidos de impeachment contra a presidente, acusada de crime de responsabilidade fiscal. No dia 17 de abril, o pedido foi aprovado com 367 votos favoráveis e 137 contrários. Em maio, o processo passou pelo Senado, com 55 votos favoráveis e 22 contrários, levando a presidente a se afastar do cargo por 180 dias, período em que o processo iria passar pelo julgamento final.

Durante o afastamento de Dilma, o vice-presidente Michel Temer assumiu interinamente o cargo de presidente. No dia 31 de agosto de 2016, o Senado Federal votou e aprovou o pedido de impeachment de Dilma, que deixou o cargo definitivamente, levando o vice a ser nomeado o Presidente da República.

Acervo: 28 frases e pensamentos de Dilma Rousseff.

Frases e Pensamentos de Dilma Rousseff

A igualdade de oportunidades para homens e mulheres é um princípio essencial da democracia.

Dilma Rousseff
104 compartilhamentos

Quero dizer que meu olhar não é para o PIB e para os juros, é para as pessoas.

Dilma Rousseff
26 compartilhamentos

É verdade: eu sou uma mulher dura cercada de homens meigos.

Dilma Rousseff
3 compartilhamentos

Eu vi. Você, veja... Eu já vi, parei de ver. Voltei a ver, e acho que o Neymar e o Ganso têm essa capacidade de fazer a gente olhar

Dilma Rousseff
3 compartilhamentos

Não acho que quem ganhar ou quem perder, nem quem ganhar nem perder, vai ganhar ou perder. Vai todo mundo perder.

Dilma Rousseff
3 compartilhamentos