Biografia de Deepak Chopra

Deepak Chopra

Quem é Deepak Chopra 

Deepak Chopra (1946) é um médico indiano radicado nos Estados Unidos, orador motivacional e escritor de livros relacionados à medicina alternativa e espiritualidade. 

Chopra é especialista em endocrinologia e professor de ayurveda, um sistema de medicina alternativa desenvolvido na Índia. Ele é autor de mais de 90 livros que já foram traduzidos para mais de 30 idiomas. Entre as obras mais populares estão o best-seller “As Sete Leis Espirituais do Sucesso”, “A Cura Quântica” e “Criando Saúde”. 

Deepak Chopra

Início de vida e carreira de Deepak Chopra 

Deepak Chopra nasceu em Nova Deli, capital da Índia, em 22 de outubro de 1946. Ele estudou medicina na All India Institute of Medical Sciences em Deli e em 1970 se mudou para os Estados Unidos, onde realizou sua residência no estado de Nova Jersey. Após a pós-graduação, Chopra se mudou para Boston, onde foi chefe do New England Memorial Hospital.

Decepcionado com as práticas da medicina ocidental, Chopra começou a estudar mais a fundo sobre a medicina alternativa. Foi neste período que ele teve um encontro com o guru Maharishi Mahesh Yogi, onde teve seus primeiros contatos com o movimento da meditação transcendental. 

O médico resignou do seu posto no hospital que trabalhava e fundou junto com o guru uma empresa especializada em produtos médicos alternativos. A partir daí, Chopra se tornou uma figura proeminente no ramo da medicina alternativa. 

Em 1989, ele publicou o seu primeiro livro, “A Cura Quântica”, que teve um número considerável de vendas. No entanto, foi com o livro “Corpo Sem Idade, Mente Sem Fronteiras” que o médico foi lançado ao estrelato, com mais de um milhão de cópias vendidas.

Em 1995, ele iniciou o Chopra Center for Well Being, hoje chamado apenas de Chopra, uma organização que oferece serviços para o bem-estar e o autocuidado. 

Na primeira metade dos anos 90, Chopra era uma figura regular na mídia norte-americana, sendo entrevistado no popular programa The Oprah Winfrey Show e mantendo relações de amizade com estrelas como Michael Jackson e Elizabeth Taylor. 

Principais ideias de Deepak Chopra 

“Se compreendermos a nossa verdadeira natureza e soubermos viver em harmonia com as leis naturais, a sensação de bem-estar, de entusiasmo pela vida e a abundância material surgirão facilmente”

Deepak Chopra 

Chopra acredita que uma pessoa pode atingir melhores condições de saúde ao observar o corpo humano sustentado por um “corpo mecânico quântico”, que é composto não de matéria, mas de energia e informação. Ele também afirma que as pessoas podem controlar o envelhecimento através do estado de espírito. 

Para Chopra, as respostas para a nossa saúde e felicidade podem ser encontradas internamente. Ele regularmente escreve e fala sobre a metafísica relacionada aos estudos da filosofia vedanta, uma das seis escolas da filosofia hinduísta. 
 
Em seu centro, Chopra e as pessoas associadas a ele praticam a medicina integrativa, que combina o modelo da medicina ocidental convencional com terapias alternativas, como yoga e meditação consciente.

Neste sentido, a medicina ayurveda (em sânscrito significa “ciência da vida”) promovida por Chopra busca um equilíbrio entre o corpo, a mente e a alma através de dietas, terapias de meditação, uso de plantas medicinais e purificações através da prática do yoga. 

Críticas relacionadas à Deepak Chopra

As ideias e tratamentos promovidos por Deepak Chopra são constantemente criticados e questionados por cientistas e profissionais da saúde. Um artigo do cientista John Horgan para o Scientific American afirma que o médico ultrapassa a linha ética ao sugerir que a meditação e outras técnicas alternativas de medicina podem curar doenças graves. 

Ele também é criticado por suas visões relacionadas aos estudos de evolução e outros assuntos que já foram estabelecidos pela ciência de forma empírica. Dessa forma, muitos críticos da filosofia de Chopra acreditam que ele promove uma pseudociência e falsa esperança para pessoas que possuem doenças graves. 

Fontes: 

Biography 
Washington Post
Scientific American
 

Acervo: 41 frases e pensamentos de Deepak Chopra.

Frases e Pensamentos de Deepak Chopra

Seja qual for o relacionamento que você atraiu para dentro de sua vida, numa determinada época, ele foi aquilo de que você precisava naquele momento.

Deepak Chopra
457 compartilhamentos

O que for teu desejo, assim será tua vontade.
O que for tua vontade, assim serão teus atos.
O que forem teus atos, assim será teu destino.

Deepak Chopra
277 compartilhamentos

O que a maioria de nós leva para o relacionamento não é a plenitude, mas a carência. A carência implica uma ausência dentro de si... A carência é uma força poderosa, capaz de criar ilusões poderosas. Ninguém pode realmente entrar dentro de você e substituir a peça que está faltando.

Deepak Chopra
262 compartilhamentos

Somos todos viajantes de uma jornada cósmica - poeira de estrelas, girando e dançando nos torvelinhos e redemoinhos do infinito. A vida é eterna. Mas suas expressões são efêmeras, momentâneas, transitórias.

Deepak Chopra
179 compartilhamentos

Através dos passos alternados de perda e ganho,
silêncio e atividade, nascimento e morte,
eu trilho o caminho da imortalidade.

Deepak Chopra
91 compartilhamentos