Biografia de Darcy Ribeiro

Darcy Ribeiro

Darcy Ribeiro nasceu em Montes Claros, em Minas Gerais, no dia 26 de outubro de 1922. Formou-se em 1946, em Ciência Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, com especialização em Antropologia. Iniciou sua vida profissional no Serviço de Proteção ao Índio. Dedicou-se ao estudo dos índios do Pantanal, do Brasil Central e da Amazônia.

Em 1953, fundou o Museu do Índio. Elaborou para a UNESCO um estudo do impacto da civilização sobre os grupos indígenas brasileiros no século XX. Organizou e dirigiu o primeiro curso de pós-graduação em Antropologia e ensinou Etnologia na Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, entre 1955 e 1956. Foi diretor de Estudos Sociais do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais entre 1957 e 1961.

Darcy Ribeiro foi Ministro da Educação e Ministro Chefe da Casa Civil, no governo de João Goulart, quando teve seus direitos políticos cassados, tendo que se exilar. Morou em vários países da América Latina. Foi professor de Antropologia na Universidade Oriental do Uruguai, foi assessor do presidente Salvador Allende, no Chile, e de Velasco Alvarado, no Peru.

Retornou ao Brasil, em 1976, e foi anistiado em 1980, voltando a se dedicar à educação e à política. Em 1982, junto ao PDT de Leonel Brizola, foi eleito vice-governador do Estado do Rio de Janeiro. Foi Secretário de Cultura, coordenador do Programa Especial de Educação. Em 1991 foi eleito Senador da República.

Darcy Ribeiro deixou uma vasta obra etnográfica e de defesa da causa indígena. Foi eleito para a cadeira nº 11, da Academia Brasileira de Letras, em 08 de outubro de 1992. Darcy Ribeiro faleceu em Brasília, Distrito Federal, no dia 17 de fevereiro de 1997.

Acervo: 13 frases e pensamentos de Darcy Ribeiro.

Frases e Pensamentos de Darcy Ribeiro

Só há duas opções nesta vida: se resignar ou se indignar. E eu não vou me resignar nunca.

Darcy Ribeiro
1.3 mil compartilhamentos

Fracassei em tudo o que tentei na vida.
Tentei alfabetizar as crianças brasileiras, não consegui.
Tentei salvar os índios, não consegui.
Tentei fazer uma universidade séria e fracassei.
Tentei fazer o Brasil desenvolver-se autonomamente e fracassei.
Mas os fracassos são minhas vitórias.
Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu.

Darcy Ribeiro
35 mil compartilhamentos

Mais vale errar se arrebentando do que poupar-se para nada.

Darcy Ribeiro
235 compartilhamentos

O Brasil, último país a acabar com a escravidão tem um perversidade intrínseca na sua herança, que torna a nossa classe dominante enferma de desigualdade, de descaso.

Darcy Ribeiro
635 compartilhamentos

Mestrado é só para mostrar que o sujeito é alfabetizado, pois a metade dos que estão na universidade não sabem ler.

Darcy Ribeiro
299 compartilhamentos