Biografia de Daisaku Ikeda

Daisaku Ikeda

Daisaku Ikeda (1928) é um líder budista, escritor, poeta e educador japonês. É o presidente da organização budista Soka Gakkai.

Daisaku Ikeda nasceu em Tóquio, Japão, no dia 2 de janeiro de 1928. Ainda adolescente viu seu país ser devastado durante a Segunda Guerra Mundial. Nessa época conheceu Josei Toda, líder da organização budista Soka Gakkai, fundamentada na filosofia do monge budista Nitiren Daishonin, que afirmava que todas as pessoas têm o potencial para atingir a iluminação.

Em 1947, Ikeda entrou para a Soka Gakkai e após a morte de Toda, assumiu a presidência da organização, dando início à propagação da filosofia em outros países. Desde então tem implantado uma extensa rede global que além de ensinar a prática e a filosofia do Budismo, promove a causa da paz, cultura e educação em várias partes do mundo.

Em 1968, Ikeda fundou em Tóquio, as Escolas Soka Second do ensino básico e superior, em 1971 criou a Universidade Soka e em 2001 fundou a Soka University of America, onde desenvolve um sistema de educação humanística.

Em 1974, foi convidado para lecionar na Universidade da Califórnia e no ano seguinte lecionou na Universidade Estadual de Moscou, o que marcou o reconhecimento internacional das contribuições de Ikeda para a promoção da educação e da paz.

Entre suas publicações estão: “Revolução Humana” (12 vol.), “Nova Revolução Humana” (23 vol.), “Desafio de Uma Nova Era de Paz” e “Diálogo Sobre a Juventude” (03 vol.).

Acervo: 44 frases e pensamentos de Daisaku Ikeda.

Frases e Pensamentos de Daisaku Ikeda

"A morte não é a maior tragédia do ser humano, é pior quando algo vital dentro da pessoa morre enquanto ela ainda está viva. "

Daisaku Ikeda
289 compartilhamentos

Nas horas de aflição os problemas parecem intermináveis. Porém, não é assim. O inverno sempre se transforma em primavera, sem falta. Não há inverno que seja eterno. Por ter sofrido muito mais do que os outros, você compreenderá muito mais os sentimentos das pessoas. Por ter passado por grandes aflições, será mais sensível à cordialidade das pessoas.

Daisaku Ikeda
192 compartilhamentos

Há momentos difíceis na vida.
Grandes ou pequenas, as dificuldades
Podem ser decisivas.
Somente a firme determinação
De enfrentar as adversidades
Leva o indivíduo a vencê-las verdadeiramente.
Nessas horas cruciais,
Jamais hesite o mínimo.

Daisaku Ikeda
1.2 mil compartilhamentos

Não faz mal que seja pouco,
O que importa é que o avanço de hoje
Seja maior que o de ontem
Que nossos passos de amanhã
Sejam mais largos que os de hoje
Atuem agora e vivam o presente
Com a certeza de que neste exato instante
Está se erguendo o futuro
Deixem seus méritos gravados
Na história de suas contínuas vitórias!
A dificuldade no momento presente
Será a glória em seu futuro!

Daisaku Ikeda
275 compartilhamentos

Em nossas vidas há momentos de alegria e de sofrimento. Se conseguirmos entender que sempre haverá bons e maus, poderemos gradualmente a não o esperar somente bons momentos, e nem a detestar os maus.

Daisaku Ikeda
355 compartilhamentos