Biografia de Coco Chanel

Coco Chanel

Coco Chanel (1883-1971) foi uma estilista francesa e a fundadora da marca “Chanel”, que se transformou em um grande império na produção de roupas, bolsas, sapatos, perfumes, acessórios, etc.

Gabrielle Bonheur Chanel nasceu numa família pobre na pequena vila de Saumur, França, no dia 19 de agosto de 1883. Ficou órfã de mãe quando tinha seis anos de idade, foi levada pelo pai, junto com mais quatro irmãos, para um orfanato, na cidade de Auvergne, onde ficou até 1903.

Coco Chanel trabalhou como balconista, em uma loja de tecidos, onde aprendeu a costurar. Foi cantora de cabaré e adotou o nome “Coco Chanel”, tirado da música “Qui qu’a vu Coco”.

Coco Chanel envolveu-se com um rico militar e depois com um industrial inglês, que lhe ajudou a abrir uma chapelaria, em 1910. Logo suas criações se expandiram para o ramo da moda. Nos anos 20, Chanel já era uma designer influente, desenhava roupas elegantes, com tecidos fluídos e peças inspiradas no guarda-roupa masculino. Seu tailleur (saia e paletó) são referências até hoje. Em 1922 criou o perfume Chanel n.º 5.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Coco Chanel trabalhou como enfermeira, quando os negócios estavam em baixa. Envolveu-se com um oficial nazista e acabou exilada na Suíça. Em 1954 voltou a Paris e retomou seus negócios na alta costura. Apresentou o cardigã, o vestido preto e as pérolas, que se tornou marca registrada do estilo Chanel.

Coco Chanel esteve à frente de seus negócios até os últimos dias de sua vida. Faleceu no dia 10 de janeiro de 1971, no Hotel Ritz Paris, onde viveu durante anos.

Acervo: 36 frases e pensamentos de Coco Chanel.

Frases e Pensamentos de Coco Chanel

Vista-se mal e notarão o vestido. Vista-se bem e notarão a mulher.

Coco Chanel
1.7 mil compartilhamentos

Uma mulher precisa de apenas duas coisas na vida: um vestido preto e um homem que a ame.

Coco Chanel
1.6 mil compartilhamentos

A moda sai de moda, o estilo jamais.

Coco Chanel
790 compartilhamentos

Para ser insubstituível, você precisa ser diferente.

Coco Chanel
907 compartilhamentos

Uma garota deve ser duas coisas: elegante e fabulosa.

Coco Chanel
405 compartilhamentos