Biografia de Chico Xavier

Chico Xavier

Francisco Cândido Xavier, conhecido como Chico Xavier, nasceu em Pedro Leopoldo, interior de Minas Gerais, no dia 2 de Abril de 1910. Foi um dos mais conhecidos espíritas do Brasil.

Perdeu a mãe aos 5 anos e, diante de dificuldades financeiras da família, seu pai teve que distribuir os filhos entre familiares e amigos. Dessa forma, Chico passou a viver com sua madrinha. A convivência com a madrinha era difícil, Chico era constantemente maltratado e recorria às orações para escapar do sofrimento.

Quatro anos depois, o pai de Chico se casou novamente, podendo recolher de volta os filhos que distribuíra. Chico volta, então, a morar com o pai e a nova madrasta, D. Cidália, que o tratava muito bem.

Mas a situação financeira da família continuava ruim, tendo Chico que trabalhar desde cedo para ajudar na manutenção da casa.

Foi educado na fé católica, mas teve seu primeiro contato com a Doutrina Espírita em 1927, altura em que começou a desenvolver sua mediunidade. Na ocasião, recebeu as suas primeiras páginas mediúnicas. Foram 17 folhas preenchidas sobre os deveres do espírita-cristão.

E assim Chico dá início ao que seria uma extensa obra. Escreveu mais de quatrocentos livros mas nunca admitiu ser o autor de nenhuma obra. Pois insistia reproduzir apenas o que os espíritos ditavam. Nunca aceitou o dinheiro lucrado com a venda de seus livros, doando os direitos autorais para Federação Espírita. Parnaso de Além-Túmulo, o seu primeiro livro com 256 poemas atribuídos a poetas mortos, foi publicado pela primeira vez em 1932.

A partir dos anos 70 passou a ajudar pessoas necessitadas com o dinheiro que arrecadou com a venda dos livros. O seu nome foi muito conhecido no Brasil, por sua humanidade e assistência ao próximo.

Chico Xavier morreu em 2002, já com 92 anos de idade, quando o Brasil comemorava a vitória na Copa do Mundo. Sofreu uma parada cardíaca e foi encontrado no quarto, pelo filho adotivo.

Algumas de suas obras psicografadas:

1937 Crônicas de Além-Túmulo

1938 Emmanuel Emmanuel

1938 Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho

1938 A Caminho da Luz Emmanuel

1939 Há Dois Mil Anos Emmanuel

1940 Cinqüenta Anos Depois Emmanuel

1941 O Consolador Emmanuel

1942 Paulo e Estevão Emmanuel

1937 Crônicas de Além-Túmulo

1971 Sinal Verde André Luiz

1977 Companheiro Emmanuel

1985 Retratos da Vida

1986 Mediunidade e Sintonia Emmanuel

1991 Queda e Ascensão da Casa dos Benefícios

1999 Escada de Luz diversos espíritos

Acervo: 296 frases e pensamentos de Chico Xavier.

Frases e Pensamentos de Chico Xavier

A gente pode morar numa casa mais ou menos, numa rua mais ou menos, numa cidade mais ou menos, e até ter um governo mais ou menos.
A gente pode dormir numa cama mais ou menos, comer um feijão mais ou menos, ter um transporte mais ou menos, e até ser obrigado a acreditar mais ou menos no futuro.
A gente pode olhar em volta e sentir que tudo está mais ou menos...

Tudo bem!

O que a gente não pode mesmo, nunca, de jeito nenhum...
é amar mais ou menos, sonhar mais ou menos, ser amigo mais ou menos, namorar mais ou menos, ter fé mais ou menos, e acreditar mais ou menos.
Senão a gente corre o risco de se tornar uma pessoa mais ou menos.

Chico Xavier
26 mil compartilhamentos

A sua irritação não solucionará problema algum.
As suas contrariedades não alteram a natureza das coisas.
Os seus desapontamentos não fazem o trabalho que só o tempo conseguirá realizar.
O seu mau humor não modifica a vida.
A sua dor não impedirá que o sol brilhe amanhã sobre os bons e os maus.
A sua tristeza não iluminará os caminhos.
O seu desânimo não edificará a ninguém.
As suas lágrimas não substituem o suor que você deve verter em benefício da sua própria felicidade.
As suas reclamações, ainda mesmo afetivas, jamais acrescentarão nos outros um só grama de simpatia por você.
Não estrague o seu dia. Aprenda a sabedoria divina, a desculpar infinitamente, construindo e reconstruindo sempre para o infinito bem.

Chico Xavier
9.1 mil compartilhamentos

Fico triste quando alguém me ofende, mas, com certeza, eu ficaria mais triste se fosse eu o ofensor... Magoar alguém é terrível!

Chico Xavier
35 mil compartilhamentos

Confie Sempre

Não percas a tua fé entre as sombras do mundo. Ainda que os teus pés estejam sangrando, segue para a frente, erguendo-a por luz celeste, acima de ti mesmo. Crê e trabalha. Esforça-te no bem e espera com paciência. Tudo passa e tudo se renova na terra, mas o que vem do céu permanecerá. De todos os infelizes os mais desditosos são os que perderam a confiança em Deus e em si mesmo, porque o maior infortúnio é sofrer a privação da fé e prosseguir vivendo. Eleva, pois, o teu olhar e caminha. Luta e serve. Aprende e adianta-te. Brilha a alvorada além da noite. Hoje, é possível que a tempestade te amarfanhe o coração e te atormente o ideal, aguilhoando-te com a aflição ou ameaçando-te com a morte. Não te esqueças, porém, de que amanhã será outro dia.

Chico Xavier
9.4 mil compartilhamentos

Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta.

Chico Xavier
20 mil compartilhamentos