Biografia de Chico Science

Chico Science

Chico Science nasceu na cidade de Olinda, Pernambuco, no dia 13 de março de 1966. Passou sua infância no bairro de Rio Doce. Apreciava a música de James Brown e Kurtis Blow destacados cantores do soul e hip-hop norte-americano. Influenciado pelos passos da dança do cantor Michael Jackson, em 1984, entrou para a Legião Hip-Hop, um dos principais grupos de dança de rua do Recife.

Em 1987 formou seu primeiro grupo, o “Orla Oribe”, um conjunto de black music, que acabou antes de completar um ano. Em seguida, criou a banda “Loustal”, que fazia uma mescla do rock dos anos 60 com o soul, o funk e o hip-hop. Em 1991, conhece o grupo afro de percussão de Olinda “Lamento Negro”, que faz um trabalho de educação popular na periferia do Recife, e funde ritmos folclóricos como o maracatu e coco de roda com o samba-regue.

Com a fusão do Loustal e do Lamento Negro surgiu o grupo “Chico Science e Lamento Negro”, que logo foi substituído por “Chico Science & Nação Zumbi”. A estreia da banda em junho de 1991, no espaço Oásis, em Olinda, chamou a atenção da mídia. A mistura de ritmos regionais, como o maracatu e o coco, com o rock, o hip hop, o funk rock e a música eletrônica, denominada de “mangue beat” formou um movimento musical que se firmou nos anos 90.

Em pouco tempo, a banda estava excursionando pelo Brasil, Estados Unidos e Europa. Em 1994 lançou seu primeiro disco “Da Lama ao Caos”, onde teve destaque as músicas “A Praieira” e “A Cidade”, que fizeram parte da trilha sonora das novelas Tropicaliente e Irmãos Coragem, respectivamente.

O segundo disco “Afrociberdélia”, de 1996, teve a participação de Gilberto Gil, Marcelo D2 e Fred 04. A música “Maracatu Atômico”, canção de Jorge Mautner e Nelson Jacobina, que fez sucesso em 1973, na voz de Gilberto Gil, se transformou em hino do grupo. No auge do sucesso, Chico Science sofreu um acidente de carro quando seguia do Recife para Olinda, vindo a falecer no dia 2 de fevereiro de 1997.

Acervo: 11 frases e pensamentos de Chico Science.

Frases e Pensamentos de Chico Science

Um passo à frente e você não está mais no mesmo lugar.

Chico Science
196 compartilhamentos

Sempre certo na contramão

Chico Science
35 compartilhamentos

deixar que os fatos sejam fatos naturalmente,sem que sejam forjados para acontecer,deixar que os olhos vejam os pequenos detalhes lentamente, deixar que as cruzes que lhe sircudam, estejam sempre inertes, como móveis inofencivos, para lhe servir quando for preciso, e nunca lhe causar danos sejam eles: morais, físicos ou psicológicos

Chico Science

"O futuro é agora"

Chico Science

"Os problemas são problemas demais se não correr atrás da maneira certa de solucionar"

Chico Science